terça-feira, 13 de novembro de 2012

Descubra as diferenças.

. . .
.
.






Colocaram aqui a questão de a imagem da capa do último livro de Jaime Nogueira Pinto, «Novembro», conter alguns elementos adicionais e ter sido objecto de manipulação. A capa é da «Compañia», baseada numa imagem da Getty Images. De facto, parece existir um claro aditamento de alguns elementos: grafitos, cartazes, etc. A analisar. Até o automóvel parece ter sido mudado. Alguém pode ajudar a apontar as diferenças?



* * *

 

Segundo um leitor amigo, as diferenças são:

 
- os dois automóveis são diferentes;

- acrescentaram dois cartazes;

- acrescentaram um grafitti;

- tiraram os rails/pilaretes;

- alteraram o autocarro;
 

- apagaram o último piso do prédio da direita e a varanda do prédio da esquerda.

 


7 comentários:

  1. Oportuna descoberta .
    Já tinha chamado a atenção noutro local para algumas "inconsistências" , quando a questão foi inicialmente posta por mera curiosidade de outro comentador .

    Os automóveis são os dois diferentes , tanto o que vai a passar como o que está parado atrás do autocarro , passaram ambos a 2 CVs.
    O autocarro de que só se vê a parte de trás , passou de autocarro de turismo a autocarro da Carris , com a sua característica janela mais ampla e a janelita em cima para o número da carreira .
    Mas autocarros da Carris amarelos não são coisa assim tão antiga , já foram cor-de-laranja durante imenso tempo e , ao tempo em que se viam emblemas da FEC , eram verdes naquele percurso (e viam-se verdes para subir ao Castelo !)

    Como notei em tempo útil algo não batia certo .
    O emblema da FEC no pilarete não jogava com os piscas do eléctrico , era no mínimo difícil ...
    A FEC alterou a sua designação em 1976 e os chamados eléctricos "remodelados" da Carris adoptaram os piscas cerca de 20 anos depois , por mais descuidada que tivesse sido a CML na limpeza daquele pilarete em particular , era decerto demais .

    A loja da esquina é razoávelmente recente (uns 10 anos ?) e esteve fechada durante tanto tempo que já nem me lembro do que lá estaria antes e quando .


    Finalmente foi eliminado o desenho da calçada à portuguesa à esquerda da imagem , mas aí já é pedir muito que me ponha a indagar datas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, obrigado. Só agora tive tempo de analisar a imagem/capa com calma, verificar a ficha técnica, etc.
      Há ainda, na imagem, uma bandeira nacional que resultou de uma «campanha» lançada no tempo do Euro. O meu amigo leitor notou isso, mas não sei se a imagem de «Novembro» pretende recriar totalmente um ambiente passado. Creio que sim. Parece-me que só isso explica a «recriação». O símbolo da FEC está num lugar de Lisboa, já o vi. Mas não me recordo onde...
      Obrigado pela sua exaustiva análise! E desculpe este atraso de uns dias na análise da imagem...
      António Araújo

      Eliminar
    2. A minha mulher comprou hoje o livro , que tencionamos ler , o não partilhar necessáriamente dos ideais de um autor costuma ser uma desculpa esfarrapada para não se ler nada de nada .
      Ora eu penso que é exactamente nesses casos que se deve obrigatóriamente ler pois , como já disse noutro blog , apenas atender aos que escrevem o que nós pensamos é uma espécie de "prazer solitário intelectual" que em nada nos adianta ou enriquece.

      Isto tudo para lhe dizer que ela me chamou a atenção para esse mesmo pormenor da bandeira de origem "scolariana" .
      Só que estando eu a 300 kms de Lisboa e tendo apenas acesso à capa do livro por aqui não consegui encontrá-la na foto e portanto referenciá-la devidamente .
      Abstive-me portanto de a incluír na resenha .

      P.S. - Não consigo perceber onde é que alteraram os rails , ali não há muito por onde alterar os rails , são a direito .
      Não só há 30 anos passo ali a pé na descida como volto de eléctrico 28 na subida .

      Eliminar
    3. No seu último parágrafo, parece-me que o desenho da calçada apenas não está visível porque a foto começa noutro ponto mais acima, devido ao corte. Penso eu. Obrigado pelos seus comentários.

      Eliminar
  2. Antes demais obrigado pelo esclarecimento (pedido). A minha curiosidade era os dois Citroen 2cv, que se via terem sido "plantados" na imagem. Estando tudo dissecado nos comentários anteriores só acrescentaria que o até aqueles foram mal escolhidos. O 2CV verde é um Sahara de 62. Modelo muito raro e de que em Portugal se conhecem três ou quatro (em Museus ou colecções particulares) mas modelos comprados fora e que raramente circularam por cá. O outro (atrás do autocarro) é um modelo, aparentemente, dos anos 80, (Branco com capota preta) e não dos anos 70 que se pretendiam caracterizar. Curiosidades, como sempre no Malomil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também agradeço a sua informação .
      Vivendo actualmente grande parte do meu tempo num distrito onde são vulgares as concentrações de Citroën 2CV acabo por ter umas ideias apesar de poucos conhecimentos .
      O veículo que vai a passar na rua pareceu-me tão "estranho" que cheguei a pensar que fôsse (e porventura é) uma foto de um Dinky Toys ou , mais apropriadamente , de um Solido.
      Não o mencionei porque , não tendo opinião , não mando palpites (*).
      Quanto ao outro modelo da foto também tive a sensação de que estaria fora de época mas , por idênticas razões , calei-me (aquela traseira e aquela capota ...).

      Curiosidades , como sempre por aqui , diz muito bem .
      Só não percebo por que é que se improvisa quando , como díria o Cónego Remédios , "não havia nexexidade".

      (*)Quando se sabe ou se estuda tem-se "uma opinião" .
      Quando apenas queremos mostrar que existimos "mandam-se palpites" .

      Eliminar
  3. Antes tarde que nunca , fica o pormenor "para memória futura" .

    A loja da esquina é uma padaria que está ali há 14 ou 15 anos
    (1997 ou 98).
    Isso concorda com o pormenor dos eléctricos "remodelados" :

    http://pt.wikipedia.org/wiki/El%C3%A9tricos_de_Lisboa#El.C3.A9tricos_.E2.80.9Cremodelados.E2.80.9D

    A padaria foi também remodelada e subiu - digamos assim - de "graduação" há uns 4 ou 5 anos , nem porta nem montra têem agora aquele aspecto .
    A "cara antiga" do estabelecimento na foto parece concordar assim com a bandeira na varanda .

    ResponderEliminar