quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Natália, por Dacosta.

 
 
 




«Camões teria ficado surpreendido com a pujança física e a energia mental de D. Sebastião, e seduzido com a licenciosidade dos adolescentes que o acompanhavam. Leu-lhes, em tardes de dilatados delírios (graças a boas ervas), Os Lusíadas, que só o Rei, ao que parece, teria (parcialmente) entendido.
Luís Vaz sentiu-se, ali, renascer.»
 
(Fernando Dacosta, O Botequim da Liberdade. Como Natália Correia marcou, a partir de um pequeno bar de Lisboa, o século XX português, Alfragide, Casa Das Letras, 2013, p. 168)

10 comentários:

  1. Que duas bichas loucas, o Camões e o D. Sebastião. Esta então, era tão maluca que até tinha um harém de belos efebos para o seu prazer pessoal! Calculo a tua mágoa por não teres estado presente, Dacosta. Mas deixa lá, no teu tempo aproveitaste bem os marinheiros e os tropas...Agora o que eu não sabia é que já no século XVI se consumiam boas ervas (haxe do bom) em Portugal. E depois da pedrada passar lá ia a corte confessar-se aos jesuítas. Foi por isto que perdemos a independência para o senhor D. Filipe II de Espanha. Éramos todos umas bichas loucas e drogadas, principalmente o Camões e o D. Sebastião.

    ResponderEliminar
  2. O dacosta nem é panasca, nem literato, nem escopófilo, é apenas palerma.

    ResponderEliminar
  3. Eh pá, mesmo que não se goste de Natália Correia, ela não merecia um panegírico destes. Ou se calhar merecia, sei lá.

    ResponderEliminar
  4. "Tardes de dilatados delírios"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Tardes de dilatados delírios" é uma metáfora deliciosa. Até deve ser sexo!

      Eliminar
  5. Balha-lhe o deus que lhe possa baler.

    ResponderEliminar
  6. Que meninos mauzinhos! A Natália era uma boazona que seduzia para todos os lados! E a sua personalidade narcísica era bem necessária no meio do velório da Assembleia da República! Agora o que temos? NADA!! O velório está cada vez pior!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não se está a falar da Natália Correia (cujo ego parecia um balão prestes a rebentar) mas do Fernando Dacosta, que não lhe fica atrás no que ao auto-convencimento respeita. Natália tinha jeito para o show off ; já o Dacosta mete dó só de olhar.

      Eliminar
    2. Tens razão, mas continuo a dizer que tenho pena que não exista actualmente ninguém com o perfil da Natália para dar um pouco de VIDA ao velório geral em que vivemos! E "tardes de delírios dilatados" é uma deliciosa metáfora que teria muito para revelar no Divã de Freud!! É enviar ao Dacosta uns endereços de psicanalistas!

      Eliminar