quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Salesianos de Manique: 60 Anos.

 
 
 
 
 
 


Foi um especial privilegio participar hoje na cerimónia de comemoração dos 60 anos da Escola Salesiana de Manique.
Até porque, tal como referiu o Prof. Tó Martinho quando me chamou ao palco nesta manhã, "uma vez Salesiano, Salesiano para sempre!!!" 



Há 60 anos, Portugal e o mundo eram lugares bem diferentes.

Foi precisamente há 60 anos, nesse mundo bem diferente e num Portugal bem diferente, que o Colégio Salesiano de Manique dava os seus primeiros passos na nossa comunidade.

E agora, 60 anos depois, julgo poder dizer com razão, que é impossível compreender Cascais e as pessoas de Cascais se não conhecermos o trabalho da Obra Salesiana de Manique.




Fala-vos alguém que também está num período de decisões importantes. Ao contrário de vós, eu já não tenho de me sentar à secretária para fazer testes ou corrigir os trabalhos de casa.
Mas, tal como vós, também eu tenho professores na minha vida que ouço e respeito. E, tal como vós, também eu tenho exames há minha frente – e o próximo é já daqui a menos de 15 dias.






O que vos queria dizer é que para além da Matemática, das Ciências, das Línguas ou das Artes, há uma lição mais importante que se respira nesta escola: que a vida vivida sem fé pode ser tudo, mas não é vida.




1 comentário: