terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Olavo de Carvalho.

 
 
 
 




Quando publiquei aqui um textinho marreta sobre a cultura da direita portuguesa, voz amiga, que pouco conheço pessoalmente mas muito estimo intelectualmente, chamou-me a atenção para uma lacuna: Olavo de Carvalho. Disse-me que alguma nova direita dos blogues anda obcecada com Nelson Rodrigues, esquecendo este publicista panfletário, reaccionário, panfleteiro e caceteiro. Jornaleiro, mas também em livro (O imbecil colectivo ou O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota). Note-se: quem me falava não era um «olaviano», tão-pouco entrava numa compita, inexistente e risível, Nelson vs. Olavo. Não entendia, simplesmente, o motivo pelo qual Olavo, concorde-se ou discorde-se do que diz, não é mais conhecido pela intelectualidade de direita portuguesa. Pelo menos, não é falado. Atenção: Olavo é rebarbativo, mas Olavo não é o Ratinho, nem o seu show desgraçado. Olavo tem talento na prosa, por muito que discordemos da substância da opinião. É inteligente e lesto no gatilho, letal na frase curta. Isto não é um panegírico a Olavo, nem sequer li os livros dele. Mas, do que li, vale a pena conhecer. Não para concordar nas teses ou professar o ideário. Apenas para conhecer quem até pode ser nosso adversário. Olavo de Carvalho, brutal. Arrasador na provocação.  
 
 
 

14 comentários:

  1. O Olavo é bastante conhecido da nova direita portuguesa. Acontece que o homem é um bocado embaraçoso, cheio de complexos, teorias de conspiração e não tão inteligente assim. Chega a ser hilariante, o que é fatal. Não se confunda agressividade com inteligência, embora essa confusão seja comum na nossa cultura. Mais influente é o Paulo Francis, já falecido, esse sim, uma espécie de guru para a nova direita, porque tinha fama de ter uma cultura extraordinária e ser uma espécie de lucky luke da direita, sempre a disparar contra tudo o que lhe cheirava a esquerda. Bem, o homem era um imbecil, palavra que ele gostava muito de utilizar. Um dia acusou um tipo qualquer de corrupção, naquele estilo dele, o tipo, serenamente, processou-o e o Francis, que não tinha provas nenhumas de nada e apenas queria dar show para o auditório, borrou-se de medo e... morreu de ataque cardiaco. Ainda hoje, muitos acusam o outro, funcionário anónimo de uma casta inferior, de ter provocado a morte do Francis.

    Renato

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que o António Araújo entende por “inteligente”, mas esse génio não aparece referenciado em nenhuma publicação académica séria do país onde vive. Ninguém cita nos Estados Unidos, ou outro pais qualquer, essa figura exótica e engraçada. Simplesmente, não existe nos meios académicos, seja na ciência, na filosofia, ou outra disciplina qualquer. Ele diria, bem a seu estilo, que é um complot contra ele da comunidade cientifica. Deve ser mesmo, porque esse génio, filosofo amador e astrólogo, consegue desacreditar completamente o Newton, o Galileu, o Einstein, o Darwin, etc. Arrasa-os a todos. Mas essa figura patusca encarrega-se de criar uma miriade de organizações que promovem o seu pensamento. Se se trata somente de qualidade da prosa, ou seja, literária, acho aquilo um pouco raso. O Brasil sempre produziu muito melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, a esquerda brasileira não consegue encaixar a projeção internacional do Olavão. Ele até já é falado em Portugal. Santo Nome de Maria!

      Eliminar
  3. «não aparece referenciado em nenhuma publicação académica séria do país onde vive» mas é um recordista de vendas (o seu último livro esteve nos tops da amazon ou Veja, enquanto nas livrarias o escondiam em prateleiras e caixotes perdidos) e, decisivo, é uma influencia nos libertários, conservadores e liberais do Brasil - Reinaldo Azevedo estima-o; Rodrigo Gurgel o único crítico literário decente no Brasil, também e etc. etc.

    O Olavo tem sido acossado no Brasil com campanhas organizadas pela internet petista «financiada por estatais». politicamente assume-se como conservador na linha Winston Churchill -versão católico

    Mas o bom e radicalmente salutar é ouvir em directo um «direitista» sem milindres no palavrão, fumar à brava e explicar-nos um Brasil que eu ignorava por completo: a desgraça no ensino, os homicidios, a droga e as farc e o foro de são paulo.

    descobri por acaso oseu TrueOutSpeak no itunes que, mais tarde passou para o Youtube: é o canal Mídia Sem Máscara.

    Há entrevistas óptimas: http://www.pinterest.com/pin/539939442795728915/

    E um canal no youtube que tem os seus programas de TV de 2002 ou 2004: o Mídia Sem Máscara.

    Enfim, muito interessante. Um Brasil à margem do guião habitual

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Olavo de Carvalho é completamente desconhecido no resto do mundo, porque o PT não deixa que o seu génio seja reconhecido. É óbvio. E você ignorava por completo a desgraça no ensino, homicidios, farc e o foro de são paulo? Vocês, os da direita muderna, ficam ouvido ópera, pensam que estão em oxfórdi, e depois dá nisso. Tem montes de canais no youtube com desgraça, sangue, visceras, mulhé desdentada, bêbados, etc.
      Meu amigo, o Azevedo adora o Olavo, porque ele é uma espécie de rotweiller contra s esquerda. Vocês não arranjam melhor? É uma vergonha dizer que ele é uma influencia nos libertários, conservadores e liberais do Brasil. Não diga isso, por favor.

      Renato

      Eliminar
  4. sobre o Francis um documentário: http://www.pinterest.com/pin/539939442796208172/
    desculpem o enleio do link mas de momento não consigo o link lá dos fundos do youtube


    Quanto à sua morte basta ver o final do Doc para perceber que foi um mal entendido do seu médico...

    Digamos assim:
    "Caro Francis (2010). Documentário sobre o jornalista Paulo Francis, que, à sua maneira, denunciou todos os dias a impossibilidade de existência de vida inteligente no pensamento dominante, não importa que pensamento fosse dominante no momento. Foi combativo, lúcido e por certo irreverente. O jornalista de sucesso, o escritor angustiado, o trotskista desencantado, o amante de Wagner e das marchinhas de Carnaval."

    ResponderEliminar
  5. sobre o Francis um documentário: http://www.pinterest.com/pin/539939442796208172/
    desculpem o enleio do link mas de momento não consigo o link lá dos fundos do youtube


    Quanto à sua morte basta ver o final do Doc para perceber que foi um mal entendido do seu médico...

    Digamos assim:
    "Caro Francis (2010). Documentário sobre o jornalista Paulo Francis, que, à sua maneira, denunciou todos os dias a impossibilidade de existência de vida inteligente no pensamento dominante, não importa que pensamento fosse dominante no momento. Foi combativo, lúcido e por certo irreverente. O jornalista de sucesso, o escritor angustiado, o trotskista desencantado, o amante de Wagner e das marchinhas de Carnaval."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combativo, angustiado, irreverente, amante de wagner, etc, ainda vá. Mas lúcido? O homem fazia acusações sem provas nenhumas. Achava-se intocável, o maior, um génio e seus olavetes o adoravam. Digamos que era um Ratinho de luxo, cheio de ópera e literatura, coisa e tal, deslumbrado com new Iórqui. Mas não tinha ética nenhuma e aquilo não era jornalismo. Um dia alguém subiu a parada e o home se borrou de medo. Fim da história.

      Renato

      Eliminar
  6. Se o Olavo tivesse um bom cu e sambasse talvez fosse mais suportável, mas continuaria a ser um idiota, veja-se pela esquerda ou pela direita.

    ResponderEliminar
  7. Desculpem os habituais esta fúria e a pressa mal educada. Mas é só para acrescentar uma curiosidade marada:

    O próprio Olavo disse no seu facebook não conseguir editar a sua própria página da Wikipedia, a qual aparece sistematicamente falsificada por uma horda de agitadores.

    Uma campanha feroz com réplicas ferozes - muito interessante de acompanhar, portanto.

    Com direito a um clássico de fé e arrependimento: Olavo foi esquerdista militante.

    Exemplos assim desbocados e que valem apena, mas sem carga política, vejo apenas mais 2: o rockstar Lobão (admirador confesso de Olavo) e o português Vitor Rua.

    ResponderEliminar
  8. Apenas um esclarecimento sobre a questão:Nelson RodriguesxOlavo que acabo de conhecer.NelsonR morreu(1980)Olavo creio que nessa altura ainda seria de esquerda.
    Nelson Rodrigues não merece essa comparação.Por favor.Acreditem.

    ResponderEliminar
  9. O Olavo vive a palestra em eventos realizados pela Leadership Foundation e pela Heritage Foundation nos Estados Unidos, além de ser o presidente de um tal de Interamerican Institute, que tem como membros intelectuais do mundo total, inclusive de cá de nosso Portugal.

    Também foi publicado em Romênia, Rússia, Polônia e República Tcheca, além de Colômbia e de Chile. Em Portugal filósofos tão distintos quanto Mendo Castro Henrique, Miguel Bruno Duarte e Desidério Murcho têm-no louvado, sobretudo sua Teoria dos Quatro Discursos, que também foi aplaudida na Suíça, na França, na Itália e agora está a ser apresentada na Alemanha.

    Quem diz que ele não recebe atenção não sabe o que fala. Perguntem de Olavo na Universidade Católica de Lisboa e verão o que vos digo.

    ResponderEliminar
  10. 'Ninguém cita nos Estados Unidos, ou outro pais qualquer, essa figura exótica e engraçada' dê uma olhada no site dele as referências

    ResponderEliminar
  11. "Só uma sociedade de genios, reconheceria um quando ele surgisse." Nietzche
    A nao ser que se acredite que a universidade brasileira e portuguesa é composta desses genios é que o olavo seria reconhecido...
    Por outro lado ele é amado pelos livres pensadores, nao pelos sofistas sustentados pelo estado...
    Olavo nao se arroga o monopolio da verdade como os esquerdopatas adorados: althusser, bourdieu, marcuse, marx, grmasci e tuti quanti. Ele pede que examinemos a fonte e coloquemos nossas cabeças para funcionar, ele nao quer uma massa alienada a serviço do comunismo que matou 100 milhoes.
    É melhor voces lerem Von Mises urgente.

    ResponderEliminar