domingo, 8 de dezembro de 2013

Correios de Saigão.

 
 
 
 
 

7 de Dezembro de 2001
Fotografias de José Liberato

4 comentários:

  1. Como é que eles conseguem tirar estas fotos se no Metro de Lisboa para fotografar um azulejo corre-se o risco de ir preso. Ou como me aconteceu ao tentar fotografar uma porta lateral de São Bento (gosto imenso de fotografar portas) que dá para o jardim fui proibido pelo polícia de turno?

    ResponderEliminar
  2. Cada país tem as suas manias .
    No Metro de Lisboa há de facto algumas regras que podem parecer exageradas do ponto de vista de um fotógrafo amador mas que têm uma explicação concreta (podemos é achá-la parva , mas ela existe) .
    Por exemplo uma delas tem a ver com a utilização de tripés (por poder levar a quedas de outros utentes) ou com o facto de fotografias de profissionais necessitarem de autorização (aquele é um espaço aberto ao público mas não um espaço público) .
    De resto isso acontece nos Metro de outros países , alguns mesmo mais "permissivos" que o nosso .
    Daí a ír-se preso vai uma certa distância .

    Quanto à porta de S. Bento parece mais que óbvio que não se possa tirar fotos .
    Parece-me mesmo arriscado , no dia seguinte rebentava uma bomba ali e lá estava o fotógrafo apanhado nas câmaras de segurança como suspeito ...

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado.
    Os senhores seguranças do Metro bem como os senhores polícias que guardam ciosamente São Bento vivem na Idade da Pedra no que se refere às novas tecnologias. Hoje qualquer fedelho de dez anos maneja um smartphone com absoluta naturalidade e tira distintas fotos sem que A Autoridade perceba népia. Mas se eles não actuassem como é que depois à noitinha entravam em casa com o peito inchado do orgulho de terem sido a Lei?
    Quanto aos terroristas com tanto filme americano onde as câmaras de segurança são eliminadas de maneira zen, hoje já não se deixam fotografar antes e muito menos depois.
    Melhores cumprimentos.

    Nota.
    Sobre Assembleias da República o artigo de Maria Filomena Mónica do Expresso é uma delicia.

    ResponderEliminar
  4. De nada .
    Quanto às novas tecnologias é assim e disso eu sei : tenho uma quantidade de netos adolescentes , portanto o que eu (que por acaso sou engenheiro , tenho "obrigações") ainda não aprendi já eles há muito esqueceram ...
    Só faço figuras tristes cá em casa !

    No entanto não concordo consigo que a "autoridade" não perceba népia porque a própria "autoridade" é maioritáriamente constituída por gente na casa dos 20 e muitos ou 30 e poucos anos que de modo algum se pode dizer que estejam a leste dessas coisas , muito pelo contrário .

    Isso não impede que em todo o mundo (e não só cá) seja habitualmente proíbido tirar fotos em determinados locais como os que mencionou (não estou a fazer juízos de valor sobre o facto).

    Cumprimentos também para si

    PS - As câmaras de segurança só são eliminadas de maneira zen nos filmes porque , por definição , as câmaras dos filmes são de tecnologias ultrapassadas face às dos terroristas (conversa de um neto meu , ele lá sabe).

    ResponderEliminar