segunda-feira, 19 de maio de 2014

A América é um lugar estranho.

 
 
 








 
 
Há dias, falou-se aqui en passant da estranha atracção dos americanos por armas, mostrando imagens algo inacreditáveis de crianças com pistolas e metralhadoras. Novamente en passant, um breve apontamento desta reportagem, feita em 2013 para a revista Stern, pelo fotógrafo Charles Ommanney. Imagens de pessoas que, com a maior das tranquilidades, posam para a câmara empunhando a arma, a sua arma. Charles Ommaney, um conhecido fotojornalista que se celebrizou por captar imagens de políticos (v.g., Obama) em cenas informais, afirmou que pretendeu fazer retratos de pessoas com armas, mas na mais completa das normalidades, com um ar naturalíssimo. Conseguiu-o. O resultado final, porém, não é nada normal nem natural. Pelo menos, à vista desarmada dos nossos olhos, os nossos olhos de europeus cansados.  
 
 

2 comentários:

  1. Cá na Europa só é normal ter armas fora-da-lei. É para nosso bem. Curiosamente, os detentores de cargos políticos podem possuir armas, dentro-da-lei, que fazem, sem grandes preocupações. A Europa é um lugar estranho. Ou não fossem estes Americanos Euro-descendentes ...

    ResponderEliminar
  2. É uma ilusão consoladora.

    Os pobrezitos, tratados como gado com "no fly lists", raides de policia de choque na madrugada, e espiolhados por telefone, email e carta, agarram-se àqueles pedaços de metal inutil como um bebé à chupeta.

    E repetem consolados "somos livres, somos livres" ....

    ResponderEliminar