quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O clister e os querubins.

 
 
 
 
 

Já há algum tempo que o Malomil não falava de um dos seus temas favoritos: as estátuas russas. O monumento hoje apresentado foi inaugurado já após a queda do comunismo, mais precisamente em Junho de 2008. Trata-se de uma estátua em estilo realista, feita em bronze, que representa nada mais, nada menos do que um clister. Exactamente. Um clister amparado por três querubins que, segundo a escultora, Svetlana Avakina, se inspiraram nos anjos de Botticelli. A estátua custou, em 2008, qualquer coisa como 42 mil dólares e está colocada na cidade de Zheleznovodosk, junto às termas de Mashuk-Akva, nas montanhas do Cáucaso, uma região conhecida pelos seus tratamentos de problemas digestivos feitos com clisteres de águas termais.   
 


 


A inauguração da estátua, 2008

 
 
 
 
         A acompanhar a estátua, um dístico: «Vençamos as obstipações e as pieguices com clisteres», uma tradução literal e mal conseguida de uma fala da fita The Twelve Chairs que, ao contrário do que diz aqui a Associated Press, não é um filme soviético mas uma comédia de Mel Brooks, de 1970, que tem a Rússia dos sovietes como cenário. Balbúrdia no Leste, assim se chamou na tradução portuguesa.
         E, de facto, há balbúrdia a Leste. O Presidente Vladimir Putin não compareceu nas cerimónias evocativas do 70º aniversário da libertação de Auschwitz, o primeiro diplomata a avistar-se com o novo primeiro-ministro grego foi Andrei Maslov, o embaixador da Rússia em Atenas, que transmitiu a Alexis Tsipras as mais entusiásticas saudações de Putin. Logo a seguir, o novo governo grego, alinhando com a posição russa, veio distanciar-se da declaração dos chefes de governo da União Europeia que ameaçaram com novas sanções contra Moscovo caso se mantenha a violência na Ucrânia. Aliás, já em Maio de 2014 Tsipras apoiara os separatistas ucranianos. Sobre a Europa de oeste, que alguns designam por «união europeia», a Rússia acabou de abrir duas frentes, a da Ucrânia e a da Grécia.
         Em 2008, foi inaugurada uma estátua de mau-gosto numas termas do Cáucaso. Um clister amparado por três querubins. Talvez uma boa metáfora do que sucede na Europa: um bando de anjinhos crédulos na iminência do enema purgante.  

 
 

6 comentários:

  1. Creio que não compareceu porque não foi convidado ou estou enganado?Quanto ao clister se as aplicadoras são as da foto enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Fiz o link para o Expresso:
      http://expresso.sapo.pt/polonia-deixa-putin-de-fora-do-ultimo-grande-aniversario-da-libertacao-de-auschwitz=f908161

      Porquê? Se reparar, não é clara a ausência; ou, melhor, não houve convites formais, pelo que é legítimo inferir que Putin não quis estar presente.

      É o que me parece, mas aguardemos melhor informação.

      Cordialmente,

      António Araújo



      Eliminar
  2. "Constipation" não é constipação e a clister "oblige"...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, já corrigi. Nem me parece que «pieguices» seja correcto...

      Abraço grato

      Eliminar
    2. De facto tem mais a ver com desorganização, desarrumação e por aí, algo como desarranjo intestinal de modo genérico cabia aqui .

      Eliminar
    3. Obstipação.Prisão de ventre.

      Eliminar