quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Nettoie tout.

 
 
 
 

4 comentários:

  1. Esse anúncio parece que contém uma alusão ao emblema "Impossibile" dos Emblemata de André Alciato, em cuja gravura dois homens tentam, sem êxito, alvejar um etíope, com o seguinte epigrama: "Abluis Aethiopem, quid frustra? Ah desine, noctis / Illustrare nigrae nemo potest tenebras" [Por que vocês se põem inutilmente a lavar um etíope? Ah, desistam: ninguém pode clarear as trevas da negra noite".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado por este comentário e pelo que aprendi com ele. Desconhecia em absoluto o que nos conta.
      Cordialmente,
      António Araújo

      Eliminar
  2. Tudo isto teve uma época em que era aceite como quase "normal" por toda a gente , salvo raras e honrosas excepções, época essa não muito distante .

    http://www.advertisingtimes.fr/2010/08/le-racisme-dans-la-publicite-en-50.html

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante esse link. Obrigado! Noto que o anúncio de Javel é ainda mais reminiscente do referido emblema de Alciato.

    ResponderEliminar