domingo, 23 de junho de 2019

# - perguntas alfacinhas.

 
 
 
         Porque é que o trânsito está caótico?
 
         O trânsito em Lisboa nunca esteve tão mau.
        
         Os lisboetas perdem, em média, 40 minutos por dia no trânsito.
 
         Lisboa é a cidade com mais trânsito da Península Ibérica. Sim, leu bem, incluindo Madrid ou Barcelona.
 
         O estranho é que há cada vez menos moradores e cada vez mais trânsito. Porquê?
 
         Tiram as pessoas e os seus carros para entrarem autocarros de turismo, tuk-tuk, milhares de táxis e Uber, side-cars, bus e mini-bus, trotinetes e bicicletas, um sem-fim de veículos, que tornam o centro num parque de diversões.
 
         Que diz e faz a Câmara?
 
         Onde pára a polícia?
 
         Já agora, porque é que quem anda de mota tem de usar capacete e quem circula de trotineta e bicicleta nas mesmíssimas ruas, tantas vezes em contramão e passando sinais vermelhos, não é obrigado a proteger-se? Se caírem, não se magoam? Não agravam a responsabilidade de terceiros?
 

         Que diz e faz a Câmara? Nada?
 
 


 
 
 
 
 
 

 

1 comentário:

  1. Concordo com o que escreveu. Com efeito o trânsito está caótico e parece não haver qualquer regra para os ciclistas e para as trotinetes. Vejo-os na av. 24 de Julho ou na av. da Liberdade a circularem sem capacete pelas faixas de velocidade. Há cerca de uns dois anos vi um jovem ciclista matar-se atirando-se contra o autocarro onde eu viajava, ali no cruzamento da rua da Prata com a rua da Conceição. Tudo isto me parece imprudente ou mesmo louco.

    Por outro lado, a rede de metropolitano continua ridiculamente pequena e toda zona ocidental da cidade não está servida por ele. Andámos décadas a construir autoestradas e nunca se apostou numa extensão sistemática do metropolitano a todos os bairros da cidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar