quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Chega... de demagogia.


 
 
Na secção «Reflexões e Análises» do site do Chega vi uma «reflexão» do vice-presidente desse partido, José Dias, com o pelouro da Segurança e da Justiça, em que Dias diz, a dado passo, que as Forças de Segurança têm a «maior taxa de suicídio profissional nacional»
 Ainda não tenho a certeza se isso é verdade, mas, a crer no trabalho de Miguel Rodrigues, autor do livro Os Polícias Não Choram e chefe da PSP, a taxa de suicídio nas Forças de Segurança é, de facto, muito superior à da população em geral, quase o dobro . Mas, e sem pôr em causa essa conclusão nem menorizar esse flagelo, de modo algum, os quadros avançados por este chefe da PSP mostram uma coisa curiosa: reparem como o número de suicídios na PSP e na GNR caiu a pique em 2016 e 2017.
 
 

 

 
Em 2016, a taxa de suicídio nas Forças de Segurança foi igual à da população em geral.

Em 2017, essa taxa foi das mais baixas dos últimos dezassete anos.
Vejam o quadro, por favor, ou os dois quadros, melhor dizendo. Quadros do livro Os Polícias Não Choram, do chefe da PSP Miguel Rodrigues.
Motivos para preocupação? Sem dúvida. Mas o que diz o vice-presidente do Chega! só conta uma parte da verdade e é, como sempre, tendencioso, manipulador, alarmista. O número de suicídios nas Forças de Segurança não só diminuiu significativamente como é dos mais baixos em quase duas décadas. Porque não referiu isto o vice de Ventura? Chega… de demagogia.
 
 

3 comentários:

  1. Se o porte de arma estivesse ao alcance da população em geral, sem restrições, a taxa de suicídio seria bem superior a 8; seria uma daquelas taxas que nos envergonham e formatam: álcool, acidentes de viação, violência doméstica, etc

    ResponderEliminar
  2. o maior medo que eu tenho é que esta demagogia se entranhe nas forças de segurança... Penso que cabe ao Estado ir resolvendo as queixas que eles apresentam, porque realmente... os operacionais terem que comprar as algemas?!? Ou então... estão a pôr-se a jeito...

    ResponderEliminar
  3. Segurança à porta da casa da velhinha ir ao multibanco à noite?
    Ou um policia em cada caixa multibanco?
    Em tempos num cartaz de propaganda politica via-se um casal num banco de jardim e dois policiais atrás 'Mais Segurança' dizia o cartaz. Já não se pode namorar à vontade dizia que o via.
    Demagogia diziam muitos outros

    ResponderEliminar