sábado, 2 de novembro de 2019

Para os que teimam em negar:

 
 
 
 
Ameaçadas pela subida do nível das águas:
 
Viana do Castelo
Esposende
Fão
Apúlia
Vila do Conde
Matosinhos
Espinho
Esmoriz
Ovar
Torreira
Aveiro
São Martinho do Porto
Caldas da Rainha
Alcobaça
Figueira da Foz
Montemor-o-Velho
Cidades contíguas ao estuário do Tejo
Vila Franca de Xira
Carregado
Montijo
Moita
Azambuja
Benavente
Alcochete
Áreas da costa algarvia

 
 

 

 

 

5 comentários:

  1. Não se trata de negar. Estes estudos são projeções sobre o que se passará com o aumento da temperatura. Essa parece-me inegável. O que não se pode fazer é pressionar a ciência para que tende para um lado. E essa discussão é saber se as alterações climáticas acontecem independentemente ou não da ação humana. Quanto ao mapa de Portugal não encontrei nada de extraordinário. Já era assim na alta Idade Média quando a temperatura era superior à atual. Na altura da conquista de Lisboa, Peniche era uma ilha e Alfeizerão um porto de mar.

    ResponderEliminar
  2. Regressemos então à Alta Idade Média. Os habitantes de Peniche talvez não gostem, os de Alfeizerão decerto apreciarão. Quanto aos que ficarem submersos pelo meio, não sei, talvez valha a pena perguntar-lhes. Se isto não é «nada de extraordinário», terei de rever todo o meu conceito de extraordinário.

    Muito cordialmente

    António Araújo

    ResponderEliminar
  3. De facto o meu comentário é que foi um pouco extraordinário, mas as pressas dão nisto. O que quis dizer é que as zonas referidas no mapa indicam que se caminhará para situações idênticas às que se viveram na alta idade média quando as temperaturas eram mais elevadas do que as atuais. Isso, como é evidente, trará perturbações com consequências gravíssimas quer nas infraestruturas quer no modo de vida das pessoas. O extraordinário é que na zona que ficará inundada na foz do Arelho, por exemplo, se tenha permitido a construção de um aeródromo e de um hotel, quando são zonas lagunares que deveriam ter sido preservadas, independentemente da subida do nível do mar.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado, viu a notícia de hoje sobre a declaração de 11 mil cientistas de todo o mundo? Impressionante

    ResponderEliminar