sexta-feira, 17 de abril de 2020

A porta do Oriente (41)




O sistema universitário libanês caracteriza-se pelo seu elevado nível.

A Universidade Americana de Beirute é provavelmente a principal. Fundada em 1866 como universidade síria protestante adoptou o actual nome em 1920, ensinado sempre em inglês. É impressionante a lista dos seus estudantes. Diz-se que na Conferência de São Francisco em 1945 que instituiu as Nações Unidas participaram 19 antigos estudantes da Universidade. Foi muito atingida pela guerra civil ao ponto do seu presidente ter sido assassinado em 1984. Mas é hoje uma das mais prestigiadas universidades do mundo árabe, em especial a Faculdade de Medicina.

A Universidade São José foi criada em 1875 por padres jesuítas como contraponto católico à Universidade Americana. De influência francesa formou também um grande número de dirigentes políticos libaneses.

Fotografia de 14 de Novembro de 2019 da Universidade Americana de Beirute com uma instrução de dress code:






E aqui termina esta série de posts dedicados ao Líbano, na sequência da viagem que fiz em Novembro de 2019.

O Mundo mudou bastante desde então. O Líbano também.

Para além da pandemia, em 9 de Março de 2020, o Líbano pela primeira vez na sua história não honrou um pagamento do seu serviço de dívida. Esta atinge agora 170% do PIB. A situação é desesperada, o Fundo Monetário Internacional programa uma intervenção. Mas o Governo continua a afastar a ideia de austeridade. Onde é que já ouvimos isto?

Espero que esta série “A porta do Oriente” tenha interessado tanto os leitores como me deu gosto escrevê-la.

Desejava muito poder assegurar que farei outras semelhantes. Tinha mesmo planos para Setembro. Mas quem sabe o que ocorrerá até lá?


José Liberato





1 comentário: