quinta-feira, 30 de abril de 2020

A Santa Parentela




O Museu nacional da Escultura Policromada em Valladolid, que recomendo a todos, quando vierem melhores tempos, tem peças extraordinárias. Já aqui mencionei o São Cristóvão de Alonso Berruguete.

Mas gostaria de aqui mostrar duas peças que se distinguem pela sua curiosidade.

A primeira é uma escultura do Século XVI oriunda da Suábia.



O título é a Santa Parentela. Representa o clássico conjunto de o Menino Jesus, Sua Mãe Nossa Senhora e Sua Avó, Santa Ana, mas também São Joaquim e mais dois outros maridos de Santa Ana!

A figura de Santa Ana não é mencionada nos Evangelhos autenticados pela Igreja. Apenas o é em evangelhos apócrifos, em especial no Proto-Evangelho de Tiago.

Foi Jacobus de Voragine que na sua Lenda Dourada (Legenda Aurea) trouxe para a tradição católica as questões do casamento de Santa Ana com São Joaquim e do parto tardio de Nossa Senhora que conduz à sua representação com idade avançada. Foi nesta Lenda Dourada que foi lançada na Idade Média a história de São Cristóvão.

Aí aparece a referência:

Anna solet dici tres concepisse Marias,
Quas genuere viri Joachim, Cleophas, Salomeque.
Has duxere viri Joseph, Alpheus, Zebedeus.
Prima parit Christum, Jacobum secunda minorem,
Et Joseph justum peperit cum Simone Judam,
Tertia majorem Jacobum volucremque Johannem.

Algo como (tradução nossa a partir do inglês):
Diz-se que Ana terá concebido três Marias,
Dos seus maridos Joaquim, Cleophas, e Salomas.
Estas casaram com José, Alfeu e Zebedeu.
A primeira deu à luz Cristo; a segunda deu à luz Tiago Menor,
José o Justo, com Simão [e] Judas;
A terceira, Tiago Maior e João alado [o Evangelista, as asas são referência à forma como se representam os evangelistas].

A origem, contudo, daquilo que se chamou o Trinubium Annae ou o triplo casamento de Santa Ana estará no Historiae sacrae epitome de Haymo de Halberstadt, um monge beneditino alemão de finais do séc. VIII.

O Padre e teólogo João de Ecke (1486-1543), grande adversário de Lutero, num sermão sobre Santa Ana, referiu que depois da morte de São Joaquim ela teria casado segunda vez com Cleophas e terceira vez com Salomas. De Cleophas teria tido Maria Cleopha mãe dos apóstolos Simão, Tiago Menor e Judas. De Salomas teria tido também uma filha, Maria Salomé, que casando com Zebedeu teria tido os apóstolos João e Tiago Maior. Aquele sermão foi publicado em Paris em 1579 mas nada disto é reconhecido pela Igreja e o Concílio de Trento rejeitou a teoria do Trinubium em 1563.

Contudo, no relato da Paixão do Evangelho segundo São João, aparece uma referência que parece corroborar o facto de Nossa Senhora ter uma irmã:

“Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena.” (Jo 19, 25)

A presença de Maria de Cleophas e de Salomé no Calvário – embora sem especificar a ligação familiar a Nossa Senhora e a Cristo – é referida também nos evangelhos segundo São Mateus (27, 56) e São Marcos (15, 40). Esta presença – comum aos três textos – num momento tão dramático poderia indiciar a proximidade familiar. Outra tradição, proveniente de um texto de Eusébio de Cesareia (séc. III) que cita um texto do cronista Hegésipo (séc. II) sobre a igreja primitiva, diz-nos que Maria, mulher de Cleophas seria cunhada de Nossa Senhora, na medida em que  Cleophas (Alpheu, numa variante do nome) seria irmão de São José o que explicaria de outra forma a referência à “irmã de sua mãe” no evangelho segundo São João.

Toda esta construção cruza-se com um debate sobre a virgindade de Santa Ana após o nascimento da Virgem, tese que foi formalmente condenada pela Igreja em 1677. Mas cruza-se sobretudo – e provavelmente tenta resolver – a difícil questão dos irmãos de Jesus mencionados nos Evangelhos segundo São Mateus (13, 55) e São Marcos (6, 3), situando todos os irmãos como primos direitos. Irmão e primo direito eram sinónimos em aramaico.

Em qualquer caso, existe manifestamente uma contradição entre o parto tardio da Virgem Maria e o nascimento posterior de mais duas filhas.

entrada da Wikipedia francesa da Santa Parentela permite uma visão da árvore genealógica que resulta da Lenda Dourada, assim como mostra outras peças que, antes da condenação tridentina, representaram a família alargada de Jesus.

A segunda curiosidade deste Museu de Valladolid diz respeito às chamadas imagens de vestir. Tratava-se de imagens destinadas a ser levadas em procissão. Dado que a sua finalidade era a de serem vestidas com grande riqueza e esplendor geralmente dispunham apenas de cabeça, mãos e pés, sendo a parte do corpo que não era vislumbrada, um mero tronco de árvore ou até uma estrutura metálica. Como não era vista não havia necessidade de se aprimorar a escultura do corpo.



Esta imagem de vestir da segunda metade do Século XVIII é da autoria de Benito Silveira e pertenceu à igreja de São Martinho de Santiago de Compostela. A curiosidade é a de, não obstante se tratar de uma parte da estátua que não era vista, o autor ter entendido por bem guarnecê-la de umas belas ceroulas…


Fotografias de 25 de Fevereiro de 2020

José Liberato, com a ajuda de Ademar Marques





3 comentários:

  1. INSTEAD OF GETTING A LOAN,, I GOT SOMETHING NEW
    Get $5,500 USD every day, for six months!

    See how it works

    Do you know you can hack into any ATM machine with a hacked ATM card??
    Make up you mind before applying, straight deal...

    Order for a blank ATM card now and get millions within a week!: contact us
    via email address::{Universalcardshackers@gmail.com}

    We have specially programmed ATM cards that can be use to hack ATM
    machines, the ATM cards can be used to withdraw at the ATM or swipe, at
    stores and POS. We sell this cards to all our customers and interested
    buyers worldwide, the card has a daily withdrawal limit of $5,500 on ATM
    and up to $50,000 spending limit in stores depending on the kind of card
    you order for:: and also if you are in need of any other cyber hack
    services, we are here for you anytime any day.

    Here is our price lists for the ATM CARDS:

    Cards that withdraw $5,500 per day costs $200 USD
    Cards that withdraw $10,000 per day costs $850 USD
    Cards that withdraw $35,000 per day costs $2,200 USD
    Cards that withdraw $50,000 per day costs $5,500 USD
    Cards that withdraw $100,000 per day costs $8,500 USD

    make up your mind before applying, straight deal!!!

    The price include shipping fees and charges, order now: contact us via
    email address:::::: {Universalcardshackers@gmail.com}
    Whatsapp:::::+31687835881

    ResponderEliminar
  2. Faço um credor de empréstimos que minha empresa ofereça empréstimos a membros do público. Você esteve em um bloqueio e precisava de um empréstimo para ajudá-lo a voltar aos negócios? Entre em contato conosco agora. nossa taxa de juros do empréstimo é de% 2 e o valor do empréstimo varia de 10.000,00 EUR a um máximo de 50.000,00 EUR, solicite agora um empréstimo comercial e um empréstimo privado e transfira o empréstimo dentro de 24 horas.
    Entre em contato conosco com os seguintes detalhes.
    Nome:
    Montante do empréstimo:
    Endereço residencial e do escritório:
    Objetivo do empréstimo:
    Número de celular :
    Era:
    Renda mensal:
    O email:
    Estes são necessários para o processamento e aprovação do seu empréstimo para transferência. morgangrantloanfirm11@gmail.com

    ResponderEliminar