sábado, 13 de abril de 2013

Alfama em Manhattan.

. . .
.
.



Há dias, nas "notas bárbaras", mencionei uma noite de fado em Fall River para onde fui arrastado por uma italo-escocesa casada com um luso-americano que, sem saber de português mais que um enrolado obrigado, comove-se profundamente com o som das guitarras e das vozes e com tudo o mais do ambiente circundante que a vista consegue compor sugerindo a letra. No dia seguinte, por absoluta contingência, fui à festa de anos do Tony Frias, o mariense magnate da construção na Nova Inglaterra que, como se dizia antigamente na pátria, faz o favor de ser meu amigo. Grande amante do Benfica e do fado (creio que de Fátima também), tinha por sinal a actuar na sua festa os mesmos fadistas que eu encontrara na noite anterior em Fall River.

Nessa noite em Hudson, Massachusetts, conheci o David Mendonça, um luso-americano natural de Peabody (cidade uma meia-hora acima de Boston onde se concentra a maioria dos emigrantes da ilha Graciosa) e actualmente Professor Associado no Rensselaer Polytechnic Institute, em Albany, New York. É outro enorme fã do fado. Por razões várias, ficámos em contacto e ele acaba de me enviar uma ligação para o seu blogue onde refere o Pedro Botas, um dos fadistas dessas duas noites acima referidas, jovem de vinte anos residente em Newark, New Jersey. Trata-se de uma bem interessante entrada sobre o restaurante Alfama, na rua 52 de Nova Iorque.

 

Vai aqui para os interessados:

 


 

Abraços.


Onésimo Teotónio de Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário