sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Senhor Governador.

. . .
.
,
O Senhor Governador Geral




Em Cabinda, o Senhor Governador Geral, Mawete João Baptista, apresenta um notabilíssimo Curriculum Vitae. Filho de Nquindu Miguel e de Sofia Luzingamo, é Embaixador de Carreira. Apresenta, em sede de habilitações literárias, «IIº Ano Graduado, Autodidacta». Com 41 anos de militância no MPLA, o Senhor Governador é, como referimos, Embaixador. E, como Embaixador, foi Embaixador não apenas Extraordinário como também Plenipotenciário. Na Argélia, em Cuba, em Portugal, Espanha e Marrocos. Itália e Malta. E no Congo.

         Como Curriculum Profissional, aponta, entre o mais, «General na reserva», devendo ainda esclarecer-se que «participou em todos os congressos do MPLA», «nunca interrompeu as suas actividades partidárias» e, sublinhe-se, «nunca foi sancionado por qualquer motivo». Aliás, «nunca teve quaisquer antecedências criminais» e, além disso, «no Partido é militante activo e tem as suas quotas regularizadas atempadamente».

         Teve o Senhor Governador uma intensa actividade militar, combatendo o colonialismo e, depois, participou na Iª Guerra e também na IIª Guerra. Foi na guerra que averbou o maior feito da sua carreira, absolutamente inédito. Refere o Senhor Governador que, nos tempos da luta anticolonial, «foi ferido mortalmente pelas tropas portuguesas». Apesar disso, a fotografia mostra que, para alguém que foi mortalmente ferido há mais de 40 anos, o Senhor Governador  mantém um aspecto físico bastante saudável e tem o porte e o aprumo exigidos para o exercício das mais altas funções diplomáticas e governamentais.

     ....Ao Senhor Governador, Malomil apresenta os seus mais respeitosos cumprimentos. E votos de boa saúde.

9 comentários:

  1. Em África batem-se recordes de boçalidade e inextricável estupidez!! O deficit estético é avassalador!! Pobre continente, esquecido pela eterna misericórdia divina e entregue à mais expressiva torpitude moral!!

    ResponderEliminar
  2. Não é só em África... nos EUA Joe Biden afirmou que uma congressista foi «mortalmente ferida» (num atentado) quando, na verdade, sobreviveu...

    http://www.weeklystandard.com/blogs/biden-gabby-giffords-was-shot-and-mortally-wounded_708770.html

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Octávio, a questão não é a da incorrecção ou estulta linguagem! A questão é a estética (ética) subjacente, revelada!!

    ResponderEliminar
  4. Convenhamos que , ouvido no contexto , o caso de Joe Biden é um "lapsus linguae" ...

    A menos que sejamos dos que nunca se enganam .

    ResponderEliminar
  5. Joe Biden comete muitos - mas mesmo muitos! - lapsos...

    http://obamatorio.blogspot.pt/2012/10/best-of-biden.html

    ... que, obviamente, não são divulgados pela comunicação social em Portugal (e não só) porque ele não é republicano.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro

    Eu não aprecio o Sr. Obama desde o primeiro dia , considero-o um mais um produto do mundo políticamente correctinho e sem ideias próprias onde nos é dado agora viver .
    Não fez nada de novo mas cada traque que dá é louvado como se de um caro perfume se tratasse .

    E é claro que para a nossa comunicação social tudo o que vem dali é lindo porque foi assim que "ensinaram" a pensar o povo para quem escrevem ou falam e pretendem vender .

    Mas exactamente porque gosto de pensar pela minha cabeça insisto no que disse pois "best of" desses todos os políticos os têem e nós todos os temos .
    Não era disso que tratava o post do Malomil .

    Uma boa noite para si

    P.S. - Sou leitor do Obamatório .

    ResponderEliminar
  7. Nada de surpreendente ou de inverosímil na declaração do Embaixador. Ele ressuscitou, ao terceiro dia. Há outros exemplos desse fenômeno nas Sagradas Escrituras.

    ResponderEliminar
  8. Se quiser ser justo e fazer o enquadramento cultural da "boçalidade", em países que passaram de sociedades tribais para domínios coloniais opressores e que depois de guerras devastadoras de "libertação" herdaram muitos milhares de estropiados e um país devastado, é mais comum os aparelhos políticos serem ocupados por ex-combatentes do que pela diáspora educada que fugiu às balas. É que na guerra sem quartel a estética não faz curriculo.
    Nesse momento não digo que seja bem ou mal, apenas compreensível, depois o eternizar no poder de certas pessoas é que é dramático, a falta de renovação, o aumento da qualidade e formação dos principais intervenientes é complicado. Mas isso não é tão diferente dos países entregues a malta que lhes quer "levantar o astral", engenheiros técnicos com especialização em inglês por fax ou graduados com cursos de 4 cadeiras.
    Cumps,
    Buiça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Buiça, apenas um grande pormenor no seu comentário, à laia de esclarecimento menor! Já pelo menos desde S. Tomás de Aquino que se ensina ser o juízo estético, fundamentalmente, um juízo ético ou de ética aplicada!! Foi precisamente isso que pretendi dizer!!!

      Eliminar