segunda-feira, 22 de abril de 2013

Architecture of Density.

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Há poucos dias, na sua página do Facebook, a Joana Delgado referiu-se a Architecture of Density, um dos projectos do fotógrafo alemão Michael Wolf. Imagens de edifícios em Hong-Kong que parecem abstracções futuristas. Tecidos estampados em cimento armado, papéis de parede? Visões captadas ao microscópio de estruturas celulares minúsculas, o que talvez não ande longe da realidade vivida ali, na aspereza daquele betão todo. Minúsculas partículas, se olharmos cada unidade; gigantescas obras, se observarmos o todo dos edifícios. Provavelmente, Architecture of Density é a aproximação mais conseguida às máquinas de viver de Corbusier. Outro projecto de Michael Wolf, 100x100, mostra o interior mínimo das casas de Hong-Kong. Para nós, espaços claustrofóbicos. Para os que lá vivem, talvez não. Aqui vou ser feliz, dizia um anúncio de uma imobiliária. Para os moradores daquelas casas, talvez seja mesmo verdade.

Todos recordam um vídeo do YouTube em que um morador de Hong-Kong, Gary Chang, ele próprio arquitecto, mostrava com orgulho o interior da sua casa, que se desdobrava em múltiplos compartimentos  através de uma engenhosa estrutura. Uma trabalheira pegada, andar todo o santo dia a fazer e desfazer  o escritório, desmontar a cozinha, armar o quarto de dormir. Lembra-se dessa casa às fatias? Vinte e quatro assoalhadas, ao todo! Parecia uma caixinha das Polly Pocket... Mas, para quem lá vive, talvez haja espaço para a felicidade possível. O modo como vivemos o espaço depende muito de cada um: é a dimensão oculta, sobre que escreveu Edward T. Hall. A proxémia é diferente, muito diferente, para um esquimó ou um nómada do deserto ou para um morador de Tóquio, que cuida meticulosamente do seu bonsai como se tratasse de um jardim imenso. Na densidade arquitectónica de Michael Wolf há uma saturação nauseante: é muita gente junta, um excesso de habitação. Tanta gente junta, mas de gente não há sinais. De facto, não se vislumbra um ser humano sequer, poucos vestígios existem da presença do homo sapiens. As imagens são silenciosas e evocam o mais completo anonimato, a desumanização total. Já se comparou o trabalho de Michael Wolf ao de Andreas Gurski, também ele um mestre na captura da desmesura. Da desmesura padronizada, aquela que torna o mundo um lugar estranho, ainda mais estranho. 
 
 
António Araújo
 
 
 
 

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