sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Manifesto Anti-Marlon.








O grande sucesso de Os Azeitonas, conhecida banda da Invicta, chama-se Anda Comigo Ver os Aviões. É inegavelmente uma bela melodia. E é uma música que fica no ouvido. As otites também. No YouTube, existem várias versões de Anda Comigo Ver os Aviões. Em nenhuma delas Marlon (voz) faz o que quer que seja. Marlon = raspas, nada, niente, rien.

Marlon, nome artístico de Mário Folhadela Cunha Brandão, é um rapaz nascido a 9 de Março de 1977, e, portanto, já com bom corpo para trabalhar. Mas trabalhar custa, não é, Marlonzão? Calão. Marlon Brandão possui um assinalável currículo, tendo marcado presença, só presença, em muitas bandas históricas. No seu cadastro já vitimou os Yellow-Jellow-Caramelo, os LOAD ASPAS ASPAS, os Dois Duques, os Pequenos Homens Verdes, os M Band e o Dj Marl-ON. Agora, está neste projecto dos Azeitonas, a recibos verdes. Acompanhemos, verbi gratia, uma prestação oficial da banda, ao vivo:
.
.
.


.
.

.
Viram, viram bem o bicho? Observaram a alimária em palco? Colocado ao centro, no meio de quem trabalha, Marlon abana-se simiescamente de um lado para o outro, e dá à cabeça. Isto durante 3:53. Parece um primata de grande porte, enjaulado. Ganda macacão, Marlon. Três minutos e cinquenta e três segundos. Só te pedíamos isso, três minutinhos de trabalho. Mas, para o menino Marlon, para este madraço do Marlon, três minutos são uma eternidade. Envergando uma camisa que possui claras similitudes com uma mira técnica da TV antiga, o moço Folhadela agarra-se ao apoio do microfone, e anda por ali à toa, flectindo as pernitas ao som do ritmo. Tenta, enfim, que o tempo passe depressa. Pois é, tem o Sudoku à espera. Ai balha-me Deus, Marlon. Enquanto isso, os colegas da banda lá trabalham a audiência em delírio. Apresentando vaguíssimas parecenças com Jim Morrison, o rapaz Marlon, armado em Satchmo, transporta consigo um lenço dos grandes, daqueles que só no Norte. Um lençol enorme, alvo como a neve, para limpar o suor que o rosto não tem.  

De quando em quando, Marlon acerca-se do microfone e fareja, curioso com o objecto. Mas, na hora H, retrai-se, por receio ou timidez. Pastelão. Os lábios mexem, mas dali não sai nada de audível. Marlon observa o soalho, pensativo, contempla filosoficamente os tectos do Sá da Bandeira. Cantar, que é bom, nada. Entretanto, na plateia, isqueiros acesos, público ao rubro, trauteando a letra. As fãs incendiadas, o cio a pairar no ar. Uma atmosfera incríbel, daquelas que só mesmo no Bandeira. E então, Marlon, nada? Nada. Marlon não se comove, não justifica o cachet. Apenas faz esgares, muitos. Franze a cara, e mais uns esgares. O rapaz não estará bem, as dores de palco são terríveis, lancinantes. Que se passa contigo, Marlon? Para quê tantas caretas pró pessoal? Êxtase místico, gases no ventre? Talvez a barriguita avariada, caiu-lhe mal aquela francesinha digerida às pressas numa confeitaria da Cedofeita. E eu, acreditem, foram tantas, mas tantas vezes que o avisei: Marlon, tu vai-me para mecânico de ligeiros, rapaz… Marlon, tu vê-me o teu futuro, olha o desemprego que anda para aí, Marlon, ó Marlon! Prossegue o espectáculo. O barbichas do acordeão, um piazzolla da Areosa, desfia às teclas o melancólico trinado final. A coisa está quase mesmo a terminar. E Marlon? Nada. De Marlon, nada. Nunca nada. Entra no palco, rien. Do rapaz Marlon, só contorções, provavelmente de origem gasosa. Passa um minuto, dois, vamos quase nos quatro. Marlon lá move os lábios, muito a pedido. Ouve-se alguma coisa, aí ao fundo? Nada? Pois claro. Mas tu julgas-me o quê, Marlon, que és administrador não-executivo dos Azeitonas? Nada, Marlon? Tu emprega-te ófazfavor na oficina do teu tio, olha que já não vais para novo, amigo. Então? Andas-me agarrado ao rendimento mínimo, carago? Poças, Marlon, canta, fala lá, colabora, man. Diz qualquer coisinha aí ao people, Marlas. Fosga-se, Marlon, ‘tá mal, descola-me lá os aviões da música. Cena muita, muita má, meu. Muita má, mesmo. Tiveste mal, Marlon, aqui tiveste muita mal, tu desculpa lá. Marlon?
 
 
António Araújo
 

16 comentários:

  1. Que post mais imbecil e injusto. Pegas na única música em que não é ele o vocalista. Nunca deves ter ido a um concerto dele para veres como é ele que faz aquela banda. Nem o conheces de parte nenhuma. És ridículo, seu pobre de espírito.

    ResponderEliminar
  2. Oooops, alguėm está cheio de macaquinhos no sotāo... Vá lá, inspira, expira.... 5 vezes. E agora ? Conta lá o que realmente te apoquenta ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se alguém conseguir milagres, pede para te tratarem xD

      Eliminar
  3. Não sei bem se és ex-amigo ou talvez ex-namorada do Mário mas tenho a dizer que, com mais ou menos razão, o teu texto está muito bom até ao "Mas tu julgas-me o quê...". Aí descamba até perder qualquer tipo de piada. Mas parabéns! Até esse ponto está muito engraçado.
    Tens razão? Na minha opinião, pouca! Penso que deves ter um ou outro problema mal resolvido com ele, não há nada como conversar...

    ResponderEliminar
  4. Blablabla wishkas saquetas... epá não tens mais nada para fazer do que perder tempo em escrever uma coisa deste tamanho e ainda por cima a critica-lo logo na música em que ele não é o vocalista. Que estupidez!
    O Marlon é um excelente vocalista que sabe cativar o público!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não seja assim tão estúpido. Num caso destes, em que o "vocalista" não canta, deve dar 2 ou 3 passos atrás e ir para a secção dos coros. Aparecer é que não lhe dá grande imagem. Em relação a acharem que ele é o máximo.. é uma questão de gostos.

      Eliminar
  5. AAHAAHAHAAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAAH, por favor digam-me que esta "pessoa" não ouve Azeitonas... O Marlon não faz nada??? ahahahahahaahah, ele até as velhinhas que nem se levantam por causa das costas faz abanarem a anca! (e não é pouco).
    Na farmácia alguém deve de arranjar alguma coisa pra dor de cotovelo, mas com essa personalidade acho dificil...

    ResponderEliminar
  6. LOOOL! Estás a dizer que ser músico não é um trabalho, pois então eu digo-te com a maior certeza do mundo, que é dos trabalhos mais difíceis. Em relação ao Marlon, enfim, notasse mesmo que não percebes nada do que estás a falar.. Os Az não seriam Os Az sem o Marlon, ele em palco tem um espírito que põe o pessoal todo aos saltos.
    Enfim, vê mas é se tentas conhecer outras musicas deles sem ser os aviões, que há musicas mto boas.


    E quando te voltar a apetecer escrever cenas desta, respira fundo e ouve Az que acalma os nervos ;)

    ResponderEliminar
  7. Esta e´ boa!! Nem sei se hei-de rir se hei-de chorar...Marlon? E´ simplesmente um dos melhores vocalistas em Portugal, que canta e ENCANTA e que põe toda a gente a vibrar nos concertos devido ´a enorme capacidade que tem de cativar, entreter e entusiasmar o publico!!

    ResponderEliminar
  8. Caro Sr. António Araújo: dor de cotovelo é f*dida, não é? Ganhe mas é juízo e deixe-se de dizer bacoradas.

    ResponderEliminar
  9. Ponha um pouco de nívea no cotovelo, pode ser que isso passe...

    ResponderEliminar
  10. Looooooooooool
    A sério que nunca me ri tanto..
    O Marlon não faz nada??? LOOOOOOL
    Que seriam dos azeitonas sem o Marlon. Ele canta, encanta, tem uma presença de palco inquestionável, contagia o público e tem uma grande voz.
    Um pouco de nivea no cotovelo e isso resolve-se... :)

    ResponderEliminar
  11. Por amor de Deus, eu nem acredito nisto. O Mário é simplesmente brutal. Canta que se farta e sabe como mexer e cativar o público. Eu fui a um concerto dos Azeitonas e simplesmente adorei o espírito de família daquela banda , são muito simples e impecáveis. O Mário foi o único que foi falar com os fãs(inclusive a mim) e mostrou se ser uma pessoa muito acessível . Simplesmente adorei-o. Quanto à sua capacidade vocal, os teus argumentos foram baseados numa só canção que da qual o mesmo não é vocalista por isso meu amigo, vai-te deitar. O homem tem uma grande voz e se não o achas não deves certamente ouvir Azeitonas que não existiriam sem esse enorme talento. Sou uma grande fã , adoro a banda e as músicas e depois do concerto ainda fiquei adorar mais. Dos elementos principais da banda o vocalista é talvez o mais importante e daí ter que ser dada uma enorme responsabilidade a quem canta as canções e de facto essa tarefa é muito bem feita pelo Mário. Se não fosse ele a dar voz às músicas da banda talvez a mesma não teriam tanto sucesso. Ele é um artista muito completo e um enorme vocalista e esse ódio só me parece pura inveja.

    ResponderEliminar
  12. Se este blog aceita comentários cá vai...
    Na minha opinião, e após ter visto vários vídeos dos AZ, repetindo até o tributo ao Rui Veloso, com a participação do próprio tenho a dizer apenas o seguinte:
    Este vocalista parece um bêbado sóbrio. É como eu o defino.

    ResponderEliminar
  13. Se este blog aceita comentários cá vai...
    Na minha opinião, e após ter visto vários vídeos dos AZ, repetindo até o tributo ao Rui Veloso, com a participação do próprio tenho a dizer apenas o seguinte:
    Este vocalista parece um bêbado sóbrio. É como eu o defino.

    ResponderEliminar
  14. Um dos melhores vocalistas portugueses e com uma presença em palco extraordinária. Discordo a 100% do que é afirmado neste artigo.

    ResponderEliminar