quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Memórias trágicas de Nuremberga.

 
 
 
Nuremberga foi a cidade escolhida pelos nazis alemães para os seus encontros mais feéricos e monumentais.
Entre 1927 e 1939, centenas de milhares de pessoas convergiram anualmente para Nuremberga para festejar o partido Nazi., entrando para a História como um dos casos mais extremos de manipulação de massas.
Todos temos na memória os filmes de Leni Riefenstahl desses encontros, glorificando e endeusando a figura de Adolf Hitler.
O que eu não sabia é que ainda existem os locais onde tudo se passou. Não vêm nos guias, estão mal assinalados, mas há vestígios importantes.
Albert Speer, o arquitecto de Hitler, tinha iniciado em 1939 a construção de um enorme complexo coberto que permitiria realizar as manifestações sem ser ao ar livre. Os trabalhos foram interrompidos pela guerra. Na parte que foi construída, situa-se hoje um espaço para exposições que já foi mencionado na polémica acerca do chamado Museu Salazar.
Entre outros documentos expostos, o decreto de 1933 que suspende vários direitos constitucionais:
 

 
E o veredicto do Julgamento de Nuremberga:
 
 
 
Eis o que resta desta construção megalómana:
 

 
Na Luitpoldarena e na tribuna chamada Ehrenhalle (Tribuna da honra) realizava-se a cerimónia de homenagem aos mortos. Fotografia do centro de exposições:
 


Na actualidade:
 

Nos anos 30:
 

 

Mais espectaculares ainda são as imagens do Zeppelinfeld, hoje e nos anos 30:
 

 





 
 
Os símbolos nazis foram destruídos mas parte da estrutura mantém-se, nomeadamente a tribuna de onde Hitler discursava às massas.
 
 
Fotografias de 12 e 13 de Agosto de 2019
José Liberato
 

1 comentário:

  1. Caro António Araújo (se me permite),
    Envio-lhe uma sugestão bibliográfica sobre a outra Alemanha de que aqui por vezes também fala (e que leio sempre com gosto e proveito) e que, à falta de melhor ocasião, anexo ao presente 'post'. Aqui fica: https://www.eulenspiegel.com/verlage/neues-leben/titel/ost-places.html e https://www.eulenspiegel.com/images/verlag/medien/2276-metz-ostplaces-lp-home.pdf
    Com os melhores cumprimentos,
    João Feteira

    ResponderEliminar