segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O império do efémero.

 
 
 
 
 
 
 







 















 




No seu vasto curriculum, a drª Maria Celeste Ferreira Lopes Cardona (n. Anadia, 1951) pertenceu à comissão de trabalhadores da Lisnave; mais tarde, foi Ministra da Justiça e, não muito depois, administradora da Caixa Geral de Depósitos.  Recentemente, fez queixa às autoridades judiciais, processando a editora A Esfera dos Livros por aparecer numa capa ao lado de figuras caídas em desgraça, como Armando Vara ou Dias Loureiro. Seguindo as novas modas, propomos que as carinhas que surgem na capa de Os Privilegiados, de Gustavo Sampaio, sirvam de tema a uma próxima colecção de biquínis ousados. Claro está, com lucros a reverter a favor da  antiga titular da Justiça que, pelos vistos, não se incomoda em inundar os tribunais com processos descabidos. Em alternativa, uma capa só com ela, a drª Celeste, envergando uma túnica do atelier Duarte Lima.      
 
 

 
 
 



6 comentários:

  1. Mas onde é que está ali na capa o dr. Oliveira e Costa? Eu julgava que conhecia o marmanjo mas agora fico na dívida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, foi confusão. Já está rectificado, muito obrigado.
      Cordialmente, com a gratidão,
      António Araújo

      Eliminar
  2. Armando Vara, Duarte Lima, Celeste Cardona, António Mexia, Eduardo Catroga, Pina Moura, Dias Loureiro, José Lello, Miguel Relvas.

    https://www.facebook.com/osprivilegiados.aesferadoslivros

    http://osprivilegiados.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Os leitores do Diário de Notícias é que têm razões de queixa de Celeste Cardona, a autora das crónicas mais pedestres e xaroposas que alguma vez li, uma mistura desinspirada entre a redacção escolar e a «Anita banqueira». Haja paciência!

    ResponderEliminar
  4. Não percebo porque é que estão a dizer tanto mal dos artigos maravilhosos que Celeste Cardona publicava no DN. O portento intelectual da autora era tal que estes até são usados em cursos de escrita criativa da Universidade Nova de Lisboa. Abel Barros Baptista dedicou-lhes todo um seminário há dois anos atrás; Fernando Pinto do Amaral escreveu um ensaio sobre a tradição lírica Portuguesa em Celeste Cardona e consta que Miguel Tamen prepara um livro sobre a retórica da ovelha em Celeste Cardona. Não matem o bicho, por favor. Nós precisamos da Anita Banqueira.

    ResponderEliminar