Esse anúncio parece que contém uma alusão ao emblema "Impossibile" dos Emblemata de André Alciato, em cuja gravura dois homens tentam, sem êxito, alvejar um etíope, com o seguinte epigrama: "Abluis Aethiopem, quid frustra? Ah desine, noctis / Illustrare nigrae nemo potest tenebras" [Por que vocês se põem inutilmente a lavar um etíope? Ah, desistam: ninguém pode clarear as trevas da negra noite".
Esse anúncio parece que contém uma alusão ao emblema "Impossibile" dos Emblemata de André Alciato, em cuja gravura dois homens tentam, sem êxito, alvejar um etíope, com o seguinte epigrama: "Abluis Aethiopem, quid frustra? Ah desine, noctis / Illustrare nigrae nemo potest tenebras" [Por que vocês se põem inutilmente a lavar um etíope? Ah, desistam: ninguém pode clarear as trevas da negra noite".
ResponderEliminarMuito obrigado por este comentário e pelo que aprendi com ele. Desconhecia em absoluto o que nos conta.
EliminarCordialmente,
António Araújo
Tudo isto teve uma época em que era aceite como quase "normal" por toda a gente , salvo raras e honrosas excepções, época essa não muito distante .
ResponderEliminarhttp://www.advertisingtimes.fr/2010/08/le-racisme-dans-la-publicite-en-50.html
Muito interessante esse link. Obrigado! Noto que o anúncio de Javel é ainda mais reminiscente do referido emblema de Alciato.
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