Eis o poster comprado por Zachary Bodish - um dos cem que Picasso concebeu para divulgar a sua exposição de cerâmica em Vallauris, na França, em 1958 |
Desempregado compra Picasso por dez euros
Imagine que entrava numa loja de artigos em segunda mão, que encontrava uma reprodução de Picasso – e a comprava por 10,60 euros – para descobrir, pouco depois, que, afinal, tinha nas mãos um original que pode valer quatro mil euros em leilão.
Foi o que aconteceu ao norte-americano Zachary Bodish, um cidadão do Ohio, de 46 anos, desempregado há dois e que fez um grande negócio no passado dia 1 de Março – quando andava à cata de velharias para revender e encontrou, num monte de posters, um que lhe pareceu “estranho”.
“Normalmente, as reproduções são brilhantes e esta era completamente mate. O poster era seriado – tinha o número 6/100 – e no canto inferior direito tinha uma assinatura”, conta Bodish, que suspeitou ter feito um achado e divulgou o sucedido num jornal local.
Rapidamente, apareceram os especialistas, que, embora não tenham ainda terminado a análise à obra, afirmam poder tratar-se de um poster que integra uma série de cem realizados por Pablo Picasso em 1958 para anunciar uma exposição de cerâmica que ia realizar em Vallauris, na França.
Em 2006, a Sotheby’s vendeu um poster da mesma série por 3400 euros e no ano seguinte a Christie’s vendeu outro por 3500 euros.
A notícia espalhou-se e fez aparecer o antigo proprietário da obra, um homem a quem o poster foi oferecido por um amigo nos anos 60 mas que ignorava o seu valor. Numa renovação recente da sua casa, decidiu livrar-se dele deu-o à loja de velharias.
Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário