.
.
Em 1948, Andrew Wyeth (1917-2009) pintou Christina’s World, que se encontra em exposição no MOMA, em Nova Iorque.
Ainda que o modelo tenha sido a mulher de Wyeth, que serviu de base ao desenho do torso, a rapariga pintada na tela é Christina Olson (1893-1968), uma jovem que sofria de poliomielite, o que lhe paralisava os movimentos das pernas. Wyeth, que tinha uma casa de férias na região, um dia viu a rapariga no campo, o que lhe deu inspiração para pintar um dos quadros mais emblemáticos da arte norte-americana do século XX. A casa pintada na tela, a Olson House, fica localizada em Cushing, no Maine, e é hoje património nacional, tendo sido restaurada para se assemelhar à imagem com que Wyeth a imortalizou.
A partir daí, o quadro foi fonte de muita inspiração e apropriação, um fenómeno típico da cultura de massas americana. Eis alguns exemplos: .
..
..
António Araújo
Não há palavras.
ResponderEliminarCada visita a este um blog é mergulhar num mundo novo.
Obrigado.
engraçado. ontem vim cá, o post estava, percebo agora, parcialmente feito. e deixei link para a que veio a ser a sua última imagem - ellen kooi :) (o comentário não entrou, dizia que a página não existia)
ResponderEliminarmais um optimamente documentado post, exaustivo. contudo, permita-me: penso que a autoria das imagens deveria ter sido indicada.
fica a sugestão.