impulso!
100 discos de jazz para cativar os leigos e vencer os cépticos !
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81 – WEATHER REPORT
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82 – THE MAHAVISHNU ORCHESTRA
Ainda
hoje nem os revivalistas dedicam compaixão pelos anos 70. Só em Portugal, como
de costume discrepante do restante planeta, que chorou o Chile de 1973 e o
pérfido mundial de futebol da Argentina de 1978, da década se guarda a boa
memória de 74 e para alguns a de 75. Em tom mais mundano, o decénio foi o das
calças à boca-de-sino, camisas abertas até ao umbigo e de gola pontiaguada como
velas de espicha, penteados escanifobéticos (quem se lembra deste termo?) e
bigodes à Zapata, conjunto de uma deselegância esdrúxula, impossível de
justificar às gerações posteriores. Do design lapidado dos automóveis ao
marxismo psicanalisado por Althusser, pouco escapou à fealdade da época e até a
música pop, em busca de cauções sinfónicas para as suas harmonizações
irremediavelmente singelas, se enfatuou num gongorismo pouco menos do que
inaudível aos ouvidos contemporâneos.
Tão
avariada terá sido a década que até no jazz as contas continuam por saldar.
Segundo um ponto de vista provavelmente contestável, por ser demasiado
simplificador, o género debateu-se entre, por um lado, o exacerbamento lexical
do free jazz, que assumia qualquer norma musicológica como signo de opressão da
cultura dominante e, por outro, as amplificações, os efeitos eléctricos, a
dispensa de piano e baixo acústicos, a deriva rítmica para o funk, com que o
jazz de fusão intentou superar as convenções do género. Ambos com os seus
adeptos, todos com as suas razões, como diria Jean Renoir, partilhavam o
programa comum de criar um novo mundo sonoro sobre os escombros da tradição.
Deste fiasco histórico – com o qual muito se aprendeu, sobretudo a não
vaticinar o conteúdo do caixote de lixo da História – nem tudo é desperdiçável.
Por exemplo os “filhos de Rosemary”, incubados no caldeirão de “Bitches Brew”
de Miles Davis, podem ter ainda algo que apreciar.
Heavy Weather
1977
(2007)
Columbia
/ Legacy - 88697127602
Wayne
Shorter (saxofone tenor e soprano), Joe Zawinul (piano, Arp 2600, Fender
Rhodes, Oberheim Polyphonic, baixo, bateria, melódica), Jaco Pastorius (baixo),
Alex Acuña (bateria), Manolo Badrena (percussão).
Desde
que se conheceram na orquestra de Maynard Ferguson, nos idos de 50, Wayne
Shorter e Joe Zawinul cursaram carreiras elípticas até ao reencontro na
formação de Miles. Separados por um ano de idade, Shorter conseguira o prodígio
de ter afirmado uma voz pessoal no saxofone tenor durante a vigência hegemónica
de John Coltrane, ao passo que o austríaco Zawinul ainda desconhecia os favores
da ribalta. Não arrefecera o rasto de “Bitches Brew” e ambos decidiram
prosseguir a exploração dos preceitos nele integrados, formando o grupo Weather
Report, para o qual convidaram o baixista Miroslav Vitouš e o percussionista
Airto Moreira. Se este só participaria na primeira e homónima obra da banda,
que frisou com exuberância as águas confusas do jazz de então (álbum do ano de
1971 para os leitores da revista Downbeat), Vitouš ainda perdurou ao longo de
quatro discos até se incompatibilizar com os reajustamentos harmónicos, a
moldagem rítmica e as exigências um pouco intrusivas de Zawinul, que levaram à
transfiguração da sonoridade primeva de “Weather Report”.
Às
vezes há mais verdade num funeral que num baptizado, donde que a obra mais
exemplar daquilo que a banda perseguia terá sido “Heavy Weather”, datada de
1977. Por esta altura, ao cabo de seis anos de fogacho, o jazz de fusão
declinava em originalidade e substância, sendo audível que este caminho se
estreitava no repisamento de cânones com pouca tracção. Para o ressurgimento
augurado em “Heavy Wheather” – que viria a ser afinal uma espécie de requiem do
género – contribuiu sobremaneira a estreia de Jaco Pastorius no baixo, um
virtuoso de 26 anos e nenhumas credenciais (e mais um trágico do jazz, que
morreria aos 35 anos de idade, em consequência de um espancamento à porta de um
clube nocturno onde tentara forçar a entrada) que, um dia, à saída de um
concerto, aporrinhou Zawinul até este aceitar a cassette que lhe estendia.
Passo
a passo, se não compasso a compasso, foi predominando o engenho de Zawinul nas
composições e orquestrações de “Weather Report”. Embora sem outra vida musical
que não esta, Wayne Shorter ia cedendo espaço ao pianista e
multi-instrumentista, elegendo uma presença quase senatorial Chegado a “Heavy
Weather”, o que ele faz é impelir frases parcimoniosas mas indeléveis na
textura musical, como quem anuncia a ordem e trabalhos ou sintetiza as
conversas instrumentais. O estado de graça de “Heavy Weather” prolongou-se nas
consequências financeiras; o tema de abertura “Birdland” alcandorou-se à
posição de hit, com nominações para Grammy e tudo, convertendo-se no ex libris
da banda, os acetatos não ganharam pó nos escaparates e a obra recebeu vénia da
indústria, que a cravejou de prémios. Por momentos pensou-se que os músicos de
jazz poderiam retomar a popularidade e o desafogo de antanho.
The
Inner Mounting Flame
1971 (2004)
Columbia / Legacy - 655235
John McLaughlin (guitarra), Jerry Goodman (violino),
Jan hammer (piano), Rick Laird (baixo), Bolly Cobham (bateria).
No ano de 1969 o guitarrista John
MClaughlin não teve mãos a medir. Experimentado por Tony Williams e por Wayne
Shorter mal desembarcara do Reino Unido, de pronto foi cooptado para a formação
de Miles Davis. Duas características o distinguiam: uma destreza de velocidade
estonteante e caudalosa e uma absoluta virgindade relativamente à tradição
bopper do jazz.
Animado
pelo ensejo proporcionado por “Bitches Brew”, também McLaughlin se lançou em
busca do graal do jazz de fusão, constituindo a Mahavishnu Orquestra, cuja
liderança partilhou com o baterista Billy Cobham. Foi tiro e queda: o disco de
estreia da formação “The Inner Mounting Flame”, publicado em 1971, granjeou
êxito imediato.
Tema
após tema as incansáveis digressões guitarrísticas de Mclaughlin parecem
replicar os solos prolongados, retorcidos e aparentemente sem meta que John
Coltrane desenfreara na fase terminal da sua existência. Contudo, em vez de
tender para a dissolução harmónica e de negligenciar a melodia, McLaughlin,
coerente com a sua espiritualidade tântrica, adopta as formas da música
clássica indiana – se era fusão, logo tudo se podia fundir. A maior parte da
comoção gerada por “The Inner Mounting Flame” foi exterior ao jazz. O fenomenal
Jimi Hendrix morrera no ano anterior e andava-se à procura de quem herdasse o
seu ceptro na guitarra; com este disco John McLaughlin revelou-se um
pretendente muito promissor. Donde ser inconclusiva a controvérsia entre
puristas e ecléticos de saber se uma obra tão limítrofe como “The Inner
Mounting Flame” ainda cabe no jazz.
José Navarro de Andrade
Dos Weather Report, ainda hoje ouço com frequência o maravilhoso álbum ao vivo 8:30 (35 anos a ouvir incessantemente este álbum sem me cansar) de fio a pavio e não me cansa. Julgo que se o leitor de CD saltar uma música eu estranho logo a sua ausência. A audição já não sabe igualmente, falta alguma coisa. Também gosto muito do seu álbum Procession, se não erro, com a sua maravilhosa música the well e também a sua música de abertura em evolução progressiva, delicioso. Um momento mágico do jazz fusão. Nesse tempo, ouvia também muito Mahavishnu e Chick Corea (Chico da Coreia como lhe chamava-mos entre amigos), Tristano, trilogue live, muitos ECM e por aí. Ouvíamos bons LPs num prato Thechnics com uma cabeça ortophon concord, ligado a um amplificador arcam alpha qualquer coisa, classe A. Aquecia até se poder grelhar fêveras sobre a sua placa superior alhetada. Bons tempos.
ResponderEliminarMorreu Ornette Coleman.
ResponderEliminarMenos um da velha guarda.
Do WR publicarei o indicado, do MAHAVISHNU ORCHESTRA vai outro o imperdível, Visions of the Emerald Beyond.
Até logo.
Confesso que nunca consegui suportar um disco inteiro destes senhores.Talvez ainda vá a tempo.Não sei.
ResponderEliminarOrnete deve estar á espera destes parceiros para mais invenções lá em cima.Agitação á sua alma.
Entro neles com mais dificuldade do que no free, confesso, caro Ljubljana, e admiro-os mais do que os estimo, mas discutir estes gostos é também parte do prazer do jazz.
ResponderEliminarobrigado pela vossa colaboração.