57.
Têm
sido estabelecidos diversos paralelismos entre a xilogravura A Grande Onda e a obra fotográfica de
Syoin Kajii (por exemplo, na revista IdN - International designers Network, vol. 12, nº 4, 2005, pp. 106-107), ainda que este último não tenha assumido, segundo se crê, a
influência directa de Katushika Hokusai no seu trabalho.
Nascido
em Niigata, no Japão, em 1976, formado pela
Universidade Koyasan e especializado em budismo esotérico, em 1999, Syoin Kajii
é um monge budista que se dedicou à fotografia do mar – e das suas ondas, em
particular –, aguardando pacientemente pela rebentação de cada vaga para
captá-la no instante decisivo, tal como Hokusai.
Syoin Kajii. série NAMI, 2004
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Entre
os seus trabalhos, pode destacar-se a série NAMI, série fotográfica realizada
nas costas da ilha de Sado, no Japão, sobre a qual, entrevistado no site Lensculture,
diz não ter tido consciência de uma influência das xilogravuras do «mundo
flutuante» no seu labor: «I’ve never
consciously photographed waves with reference to the wood block prints, nor
intended to work as a continuation of the tradition. The temple I live in now
on Sado Island commands a bird’s eye view of the sea naturally, and while
overlooking the view everyday, I found fatherly strongness and motherly
tenderness in the sea, and it fostered me to photograph NAMI.»
A série, galardoada em o 1º Prémio FOIL em 2004, foi reunida em livro, aqui,
tendo o autor publicado mais dois livros Kawa
e Harnin, aqui.
A
obra fotográfica de Syoin Kajii, quer na série NAMI, quer noutras, é importante
a um outro nível. As suas imagens de ondas revoltas demonstram aquilo que Julyan
H.E. Cartwright e Hisami Nakamura sustentam no seu artigo «What kind of wave is Hokusai’s Great Wave off Kanagawa?», isto é, que a configuração dada por Hokusai à grande onda não é tão abstracta
como se pode julgar, antes evidenciando uma particular adesão à realidade das
vagas que rebentam com a espuma sob a forma de garras ou de tentáculos.
Agradece-se
o incentivo dado por Julian Cartwright à publicação destas Notas sobre A Grande
Onda.
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