sexta-feira, 4 de maio de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 57

 





57.
 
Têm sido estabelecidos diversos paralelismos entre a xilogravura A Grande Onda e a obra fotográfica de Syoin Kajii (por exemplo, na revista IdN - International designers Network, vol. 12, nº 4, 2005, pp. 106-107), ainda que este último não tenha assumido, segundo se crê, a influência directa de Katushika Hokusai no seu trabalho.
 
Nascido em Niigata, no Japão, em 1976,  formado pela Universidade Koyasan e especializado em budismo esotérico, em 1999, Syoin Kajii é um monge budista que se dedicou à fotografia do mar – e das suas ondas, em particular –, aguardando pacientemente pela rebentação de cada vaga para captá-la no instante decisivo, tal como Hokusai.
 
 

 
 
Syoin Kajii. série NAMI, 2004
 
 
Entre os seus trabalhos, pode destacar-se a série NAMI, série fotográfica realizada nas costas da ilha de Sado, no Japão, sobre a qual, entrevistado no site Lensculture, diz não ter tido consciência de uma influência das xilogravuras do «mundo flutuante» no seu labor: «I’ve never consciously photographed waves with reference to the wood block prints, nor intended to work as a continuation of the tradition. The temple I live in now on Sado Island commands a bird’s eye view of the sea naturally, and while overlooking the view everyday, I found fatherly strongness and motherly tenderness in the sea, and it fostered me to photograph NAMI.» A série, galardoada em o 1º Prémio FOIL em 2004, foi reunida em livro, aqui, tendo o autor publicado mais dois livros Kawa e Harnin, aqui.
 

 
 
A obra fotográfica de Syoin Kajii, quer na série NAMI, quer noutras, é importante a um outro nível. As suas imagens de ondas revoltas demonstram aquilo que Julyan H.E. Cartwright e Hisami Nakamura sustentam no seu artigo «What kind of wave is Hokusai’s Great Wave off Kanagawa?», isto é, que a configuração dada por Hokusai à grande onda não é tão abstracta como se pode julgar, antes evidenciando uma particular adesão à realidade das vagas que rebentam com a espuma sob a forma de garras ou de tentáculos.  
 
Agradece-se o incentivo dado por Julian Cartwright à publicação destas Notas sobre A Grande Onda.
 
 

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