Colecção particular
|
"O Theatro Circo Price veio ocupar, em 1860, a primeira praça de touros que existiu em Lisboa. A iniciativa foi do inglês Thomas Price, que com o seu grupo de ginastas e acrobatas estrangeiros impressionou a juventude lisboeta da época e esteve na origem do actual Ginásio Clube Português. Como referiu Eça de Queirós, em Os Maias, o Circo Price era um espaço extremamente popular, mas um lugar pouco confortável e abafado. Embora sendo originalmente uma sala especializada em circo e ginástica, o Circo Price passou depois a apresentar comédias, zarzuelas, operetas e outros espectáculos populares à época.
Com a sua demolição, em 1879, para construção da Avenida da Liberdade, ficou um vazio na capital que só viria a ser colmatado pelo Coliseu dos Recreios. Segundo a revista Ilustração Portugueza, "O Circo Price ficava situado do lado esquerdo da calçada do Salitre, defronte do velho theatro das Variedades. Era mais amplo que o actual Colyseo dos Recreios, e a sua enorme cúpula assentava sobre grossas vigas de madeira."
restosdecoleccao.blogspot.com
baraodelavos.blogspot.com
Boa tarde,
ResponderEliminarSe não se importa vou aproveitar o folheto e o bilhete para inserir (com a devida referência ao seu estimado blog) no artigo no meu blog "Restos de Colecção", ao qual teve a gentileza de referir.
Se não estiver de acordo, agradeço que mo refira que retirarei de imediato.
Com os meus agradecimentos, os meus cumprimentos
José Leite
Com o maior gosto! O bilhete não é original, já tendo sido divulgado na Net. Já o folheto, ao que sei, é divulgado aqui pela primeira vez, mas é com gosto que o «cedemos» para um blogue tão interessante como o «Restos de Colecção».
EliminarCordialmente
Olá,
ResponderEliminarObrigado pela citação de um dos blogues da INDEX ebooks sobre o Theatro Circo Price. No entanto, há uma pequena gralha no link para o blogue, que deveria ser:
http://obaraodelavos.blogspot.pt
Sendo o link direto para o post sobre o Theatro:
http://obaraodelavos.blogspot.pt/2012/07/o-circo-price-e-o-theatro-variedades.html
O vosso post ficaria perfeito se vos fosse possível corrigir a gralha.
Cumprimentos de um leitor assíduo,
João Máximo