Um acaso nunca vem só. É só crermos que
sozinho não vem, e querermos que venha acompanhado. O próprio não costuma
opor-se, pelo contrário -- daí a expressão “quis o acaso”.
Quis o acaso, portanto, que a fotógrafa
do primeiro retrato de grupo dos Beatles quando jovens, Astrid Kirchherr – como
o lembra aqui A. Araújo – tivesse morrido há
dias, no mesmo ano em que se comemora o 250º aniversário do nascimento de
Beethoven. Ou comemoraria, não fora o confinamento-isolamento-cancelamento, etc,
etc e etc.
Quis um outro acaso, a quem tão pouco
apetecia chegar sozinho, que um dia Yoko Ono se entretivesse ao piano com a Sonata ao Luar, de Beethoven, e que o
então Beatle John Lennon se encontrasse por perto a ouvi-la com uma orelha de
escaravelho ociosa. Quem sabe indo à sua maneira ao encontro do espírito “quase
uma fantasia”, indicado para o primeiro andamento da sonata, Lennon pede a Ono,
ou John a Yoko, que toque a mesma coisa, mas desta vez ao contrário, de trás para
a frente.
Da brincadeira nasceria Because, uma das mais conhecidas canções
dos Beatles. Basta ouvir as primeiras notas de uma e de outra música (em baixo)
para se dar logo pelo namoro. E para selar o compromisso e lhe dar realce,
acrescentaram-lhe um grão de: a) sal? b) pimenta? c) cravo? d) canela? Para
descobrir qual o condimento e ganhar um zilião de prémios, é ouvir de novo as
primeiras notas de Because, agora
prestando atenção ao instrumento.
Pois sim, tem truque. As aparências
iludem. A resposta certa não é “guitarra elétrica”, que por acaso – mais um – não
consta do menu de opções acima. Tal como o piano da sonata, é um instrumento de
teclas, mas da família do cravo – isso, a alínea c) –, instrumento esse cujo
nome rima com pespineta e mistura espinafres com maçã reineta: a espineta. Ao
contrário do nome, a peça é bonita e fica bem em qualquer sala.
Eis,
por conseguinte, o segundo contributo para a efeméride Beethoven, que nesta
casa, à semelhança do primeiro e
dos que se seguirão, se compromete a não passar da curiosidade da algibeira, do
fait-divers, e de gracinhas musicais com e sem tino, para todas as
idades.
Because, de John Lennon & Paul McCartney, The Beatles
Sonata ao Luar,
Sonata para piano n.º 14, Op. 27 n.º 2: I. Adagio sostenuto, de L. Van
Beethoven, por Bruno-Leonardo Gelber.
Manuela
Ivone Cunha
Genialidades de épocas distantes aproximadas pela música,nossa grande companheira.Principalmente no momento que vivemos
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