Continuando
as visitas virtuais de museus americanos, encontrei mais duas gravuras de
Albrecht Altdorfer.
A
gravura de um altar de uma igreja em Regensburg, Alemanha, dedicado à Virgem e
ao Menino, mas também representando São Cristóvão, São Jorge, Santa Bárbara e
Santa Catarina. Datada de 1520. Está no Davison Art Center, Universidade de
Wesleyen, Middletown, Connecticut:
E
outra, do mesmo autor, em que São Cristóvão e o Menino Jesus estão sentados na
margem do rio antes da travessia. Do Metropolitan Museum of Art em Nova York.
Assinatura no tronco da árvore ao centro (AA):
De
Barthel Beham (1502-1540) uma gravura de 1520 da National Gallery of Art em
Washington, em que São Cristóvão ainda está na margem e o Menino Jesus lhe
aparece:
De
Lucas Van Leyden (1494-1533), uma gravura também representando o momento antes
da travessia. Aqui o Menino Jesus acena do outro lado da margem. É da National
Gallery of Art em Washington:
E,
finalmente por hoje, uma paisagem em que São Cristóvão aparece quase como um
detalhe, de autor anónimo e que tem como curiosidade a assinatura, ao centro em
baixo por baixo do cão. Aux quatre vents foi uma empresa de gravuras
criada em 1548 por Jérome Cock (1518-1570). A gravura é do Metropolitan Museum
of Arts em Nove York:
José
Liberato
Sem comentários:
Enviar um comentário