17.
Impressa,
muito provavelmente, na década de 1820, a xilogravura intitulada Murasakigai, descrita aqui e inserida na
série Genroku Kasen Kai-awase, é
anterior à Grande Onda.
Está
assinada «Do pincel do velho lunático Ilitsu» (Getchi Rojin Iitsu hitsu, 月痴老人為一筆), o que, entre outros elementos, permite datá-la dos anos 1820-1834,
o período em que Hokusai assinava com o nome Ilitsu.
Murasakigai
Museu Britânico, 1907, 0531, 0.155
|
Ainda
que tenha mar, o protagonista desta xilogravura são as nuvens. São elas que
cortam a imagem em duas partes e lhe conferem uma imagem nocturna ou de final
de jornada. A dupla correnteza dos homens de vermelho, que puxam as redes em
visível esforço, apresenta-se de forma militar, marcial, como soldados em
marcha. Esse efeito é produzido não apenas pela posição dos pescadores em
linha, todos apoiados no pé direito e com a perna flectida, como se não
passassem da repetição de uma única imagem, reproduzida ad infinitum, despersonalizada por esse processo e pela ausência de
feições dos rostos, rostos de homens calvos, quase todos.
Não
são muito diferentes estes pescadores dos que vemos a enfrentar a força
colérica de A Grande Onda.
As nuvens caminham para a direita, e aí se avolumam, exactamente como os pescadores em marcha. Já a terra vai na direcção inversa, invadindo o mar da direita para a esquerda.
Já
antes, em 1804-07, na série Gravuras de
Paisagens em Estilo Ocidental, o tratamento idêntico de terra e de mar fora
expresso de modo exuberante, como se depreende da comparação entre O Caminho de Ushigafuchi a Kudan e Vista do Mar Aberto na província de Kanagawa.
A elevação terrestre da primeira gravura tem o seu equivalente marítimo na onda erguida na Vista do Mar Aberto na província de Kanagawa.
O Caminho de Ushigafuchi a Kudan
|
Vista do Mar Aberto na província de Kanagawa
|
O
ponto mais interessante da xilogravura Murasakigai
será, talvez, o efeito que as nuvens provocam a quem vê a imagem.
As nuvens parecem montes suaves na margem de um lago plácido; e o lago
assemelha-se a um espelho de água onde se reflecte a árvore frondosa e os seus
ramos esparsos.
O
modo como as nuvens intersectam a paisagem, sobrepondo-se a ela, será
porventura alcançado através da técnica de impressão, sendo um efeito evidente
em muitos trabalhos de Katsushika Hokusai, como sucede com outra xilogravura da
mesma série, descrita aqui, em que se exibem crianças e um vendedor de brinquedos. Atente-se
na forma como as nuvens escuras, carregadas, devoram os ramos esmaecidos da
árvore situada à esquerda da imagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário