46.
Na cultura popular de massas – e, em
particular, entre as faixas etárias mais novas – a mangá, o anime e os
videojogos têm desempenhado um papel fundamental na vulgarização de A Grande Onda, contribuindo de forma
decisiva para o seu estatuto de «ícone global» e, a par disso, para o
reconhecimento visual da imagem
concebida por Katsushika Hokusai.
Miss Hokusai, 2015
|
Já se referiu que a filha de Hokusai,
Katsushika Ōi (1800? - 1857?), é a personagem principal do filme Miss Hokusai, realizado por Keiichi Hara
e estreado em 2015, no qual a imagem de A
Grande Onda surge no próprio cartaz
promocional (cf. Notas sobre a Grande Onda – 41)
Katsushika Ōi surge também num popular
videojogo, Fate/Grand Order, baseado na novela gráfica Fate/stay night. Dirigido
por Yosuke Shiokawa, com desenhos de Takashi Takeuchi,
argumento de Yuichiro Higashide, Hikaru Sakurai, Hazuki Minase e Meteo
Hoshizora, e música de Keita Haga, a primeira versão deste jogo foi lançada em
Julho de 2015. Além da japonesa, existem duas versões chinesas, uma inglesa e outra
coreana.
Fate/Grand Order, 2015
|
O enredo do jogo pode ser lido na
página oficial na Internet de Fate/Grand Order (http://fate-go.us/)
ou na versão da Wikipedia em língua inglesa, aqui.
De acordo com os dados publicados no site
Think Gaming (aqui), o jogo Fate/Grand Order é extremamente popular e lucrativo, com
mais de sete mil instalações diárias, o que decerto contribuiu – e contribui –
para uma propagação em larga escala da imagem de A Grande Onda.
Segundo
o que é possível observar da visualização deste trailer, surgem no jogo três obras de Katsushika Hokusai: A Grande Onda, com lugar de destaque; o popularmente
designado «Fuji Vermelho» (Dia Límpido
com uma Brisa do Sul / Gaifu kaisei, igualmente
da série Trinta e Seis Vistas do Monte
Fuji, 1831) e também as popularmente designadas «Onda Masculina» e «Onda
Feminina», as duas pinturas do tecto de uma carreta de festivais, datadas de
1845, o período em que Hokusai permaneceu em Obuse (cf. Timothy Clark (ed.), Hokusai. Beyond the Great Wave, Thames
& Hudson-The British Museum, 2017, p. 306).
Muito obrigado pela partilha desta grande série sobre A Grande Onda. Por sugestão, poderia colocar um marcador específico para mais facilmente lermos todas as notas.
ResponderEliminarTem razão, esqueci-me... as minhas desculpas e muito obrigado pelo seu interesse.
ResponderEliminarCordialmente
António Araújo
Ora essa, eu é que agradeço pelos conteúdos que partilha.
EliminarCumprimentos.