domingo, 21 de dezembro de 2025

São Cristóvão pela Europa (337).

 

 

Este post trata das últimas imagens de São Cristóvão no distrito austríaco de Spittal na der Drau no Estado da Caríntia, todas ao longo do rio Drau. O rio Drau desagua no Danúbio já na Sérbia.

Em Berg im Drautal, duas igrejas têm imagens do nosso Santo. A igreja paroquial é dedicada à Natividade de Maria. Românica no início, foi fortificada no Século XV. No exterior, um fresco da primeira metade do Século XV representa São Cristóvão.

 



A outra igreja é dedicada a Santo Atanásio. Junto ao rio Drau, foi consagrada em 1485. Segundo a tradição, a primitiva igreja teria sido fundada pelo próprio Santo que foi Bispo de Alexandria. Na sequência do Concílio de Niceia, de que recentemente foram celebrados os 1700 anos com a presença do Papa, o Bispo foi exilado para Trier na actual Alemanha. No caminho instalou-se nesta região e terias fundado a igreja.

No exterior, dois frescos de São Cristóvão. Datam de cerca de 1400.

 




A pequena Igreja de são Jorge em Gerlamoos, originalmente românica, ostenta um fresco exterior de São Cristóvão.

 



Finalmente, em Gajach, a Igreja de Santo André, em estilo gótico tardio, tem no seu interior, um fresco com uma imagem de São Cristóvão.

 

 




                                                                    Fotografias de 2 de Agosto de 2025

                                                                                                     José Liberato


domingo, 14 de dezembro de 2025

São Cristóvão pela Europa (336).

 

 

 

Ao longo do rio Möll, afluente do Drava, são várias as aldeias onde podemos encontrar imagens do nosso Santo.

Em Lainach, a igreja paroquial, mistura de elementos góticos tardios e barrocos, é dedicada a Santa Margarida. Foi consagrada em 1521. No exterior, um mural representando São Cristóvão.

 



 

Heiligenblut (que quer dizer sangue sagrado) é um município a cerca de 1300 metros de altitude no sopé da montanha Grossglockner que se ergue a 3800 metros de altura. A Igreja paroquial é dedicada a São Vicente. A pintura de São Cristóvão na fachada norte da igreja será do final do Século XV.



 


A igreja de Maria Dornach em Miitteldorf foi consagrada em 1491. É importante ponto de peregrinação. No exterior, um mural do nosso Santo.

 



Finalmente em Zwickenberg, a igreja paroquial é dedicada a São Leonardo. Ostenta não um mas dois frescos representando o nosso Santo. Um do Século XIII que estava tapado e foi descoberto em 1942. Outro, que sempre esteve visível, data de cerca de 1500.

 




                                                Fotografias de 2 de Agosto de 2025

                                                                                 José Liberato




sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

São Cristóvão pela Europa (335).

 

 

 

O Millstättersee, ou lago de Millstatt, é o segundo maior lago da Áustria. Situa-se a mais de 500 metros de altitude e tem uma profundidade que ultrapassa os 140 metros. Há quem diga que o seu nome tem origem nas mil imagens pagãs que São Domiciano teria deitado ao lago aquando da sua conversão ao cristianismo na época de Carlos Magno. Trata-se provavelmente de uma fábula, mas o que é certo é que se insere numa paisagem de grande beleza.

 


Na sua proximidade, várias igrejas contêm imagens de São Cristóvão.

Em Obermillsttat, que se pode traduzir como Millstatt de Cima, a Igreja de São João Baptista contem um curioso quadro de meados do Século XVIII representando sete santos auxiliares (Santa Bárbara, Santa Margarida, Santa Catarina, São Vito, São Pantaleão, Santo Acácio e São Cristóvão). Ora os santos auxiliares são catorze, o que leva a pensar que terá existido outro quadro com os restantes sete.






Nos arredores de Gmund in Kärnten, a Igreja de Santa Maria Madalena, originalmente românica, mencionada desde 1455, foi atribuída ao culto protestante em 1988. No exterior, uma pintura de São Cristóvão.

 



Em Malta, a Igreja paroquial, construída no Século XI, é dedicada à Assunção de Maria. No exterior, um fresco do Século XIV representa um enorme São Cristóvão. Com uma curiosidade. Aos pés do Santo um autêntico rato Mickey. O conjunto foi descoberto em 2002.

 




                                                               Fotografias de 1 de Agosto de 2025

                                                                                                   José Liberato


sábado, 6 de dezembro de 2025

São Cristóvão pela Europa (334).

 

 

 

Seguindo nas margens do rio Drava, cheguei a Nikelsdorf. A sua Igreja de São Nicolau foi totalmente reconstruída em 1905. No exterior, um mural bastante danificado representando São Cristóvão, assim como um pequeno oratório.

 




Paternion é a sede do município. Na fachada de um edifício de habitação junto à Hauptstrasse, um belo mural datado de 1972 e da autoria do pintor austríaco Anton Hafner (1912-2012).

 

 

E entramos no distrito de Spittal an der Drau.

Em Kaning, a Igreja de São João Baptista exibe um fresco de 1515 da autoria do pintor austríaco Urban Görtschacher que voltaremos a encontrar.

 


 

Finalmente, em Sappl, a Pensão São Cristóvão tem uma estátua do nosso Santo em madeira.

 



                                                    Fotografias de 1 de Agosto de 2025

                                                                                        José Liberato