domingo, 26 de outubro de 2025

São Cristóvão pela Europa (328).

 

 

 

Merano (Meran) é uma bela cidade italiana da Província de Bolzano onde se sente muito a influência austríaca.

As suas termas ficaram conhecidas após a estadia da Imperatriz Elizabeth, mais conhecida por Sissi, e de suas filhas em 1870. Também Franz Kafka (1883-1924) passou a Primavera de 1920 em Merano, procurando tratar a sua tuberculose. Aqui iniciou a sua correspondência célebre com Milena Jesenska. Instalou-se no Grande Hotel Emma que ainda existe.

 


A cidade é atravessada pelo rio Passirio.

 




A catedral de Merano é dedicada a São Nicolau e foi consagrada na sua actual forma (gótica) em 1465. No exterior, um belo fresco de São Cristóvão. No interior, um pequeno altar representando os catorze santos auxiliares, nomeadamente o nosso Santo.

 





 

Muito próximo da Catedral, situa-se a Capela octagonal de Santa Bárbara, construída em 1450. No exterior, um fresco de São Cristóvão do final do Século XIV. Por aqui passava o caminho de Merano para Tirolo, de que trataremos no próximo post.

 



                                 Fotografias de 6 de Agosto de 2025

                                                                     José Liberato




sexta-feira, 24 de outubro de 2025

São Cristóvão pela Europa (327).

 

 

 

Terlano (Terlan) fica a poucos quilómetros de Bolzano.

A sua igreja da Anunciação de Maria, construída na sua actual forma no Século XIV possui um dos mais importantes conjuntos de frescos da Região.

Entre estes, um fresco que representa São Nicolau a acalmar a tempestade e outro, muito mutilado, São Cristóvão. Ambos de 1405. Existe ainda um outro de São Cristóvão, completamente ocultado pelo órgão.

A igreja foi conhecida durante muitos anos pela sua torre inclinada, corrigida em 1884.

No exterior uma representação monumental do final do Século XIV encimando o portal de entrada de uma forma que obriga os visitantes a atravessar a figura do Santo.

 







Na povoação, a fachada de uma casa também tem um mural de São Cristóvão.



Em Lana, a igreja também é dedicada à Assunção de Maria. Foi consagrada m 1492.

Nas suas paredes exteriores dois frescos representam São Cristóvão.

 





                                            Fotografias de 5 e 6 de Agosto de 2025

                                                                                    José Liberato

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

São Cristóvão pela Europa (326).

 

 

 

Bolzano é a capital da província do mesmo nome na Região italiana do Trentino- Alto Adige

Nos Séculos XVII e XVIII, o Grand Tour constituía a viagem de aprendizagem que grandes vultos da Europa Central faziam, em especial a Itália, para absorverem a cultura da península. Era uma autêntica viagem de iniciação e aprendizagem.

O escritor alemão Goethe (1749-1832) foi um deles como já fora seu pai. Em 1786 atravessa a passagem de Brenner e em poucos dias chega a Bolzano.

No seu livro Viagem a Itália, descreve o ambiente de Bolzano há quase dois séculos e meio:

Cheguei a Bolzano sob um sol brilhante. Alegrei-me de ver tantos rostos de comerciantes que reflectem de forma viva uma existência plena de propósito e extremamente confortável. Na praça, havia mulheres a vender fruta em cestos redondos e baixos, com mais de quatro pés de diâmetro, onde acamavam os pêssegos dispostos lado a lado de modo a não se tocarem. Nesse momento, lembrei-me de um verso que vira escrito na janela da estalagem de Ratisbona:

 

"Comme les pêches et les melons

Sont pour la bouche d'un baron,

Ainsi les verges et les bâtons

Sont pour les fous, dit Salomon."

 

Tal como os pêssegos e os melões

São para a boca de um barão,

Assim as estacas e os bastões

São para os loucos, diz Salomão


 



A Catedral de Assunção de Maria em Bolzano foi consagrada em 1180 e remodelada depois no estilo gótico.

No seu interior, um belo tríptico com uma imagem de São Cristóvão:

 



 

No Museo Civico, um mural com a imagem do nosso Santo decora uma das suas paredes exteriores:

 



E finalmente, junto à estação de comboios da cidade uma fonte homenageia São Cristóvão.

A estação, concluída no final dos anos 20 do Século XX, insere-se na estética do período fascista e a estátua que encima a fonte é da autoria do escultor austríaco Franz Ehrenhöfer (1889-1939)

 




 

 

                                Fotografias de 5 de Agosto de 2025

                                                                   José Liberato





quinta-feira, 16 de outubro de 2025

São Cristóvão pela Europa (325).

 

 

 

E prossegue a saga entre montes e vales italianos.

A igreja de São Nicolau em Albion (Albions) foi reconstruída em meados do Século XV após um incêndio. Debaixo de um alpendre, um enorme fresco de São Cristóvão de 1496.

 



 

Em Chiusa (Klausen), a igreja de São Valentim foi reconstruída em 1414 também na sequência de um incêndio, tem um fresco do nosso Santo do princípio do Século XV. Há quem insira este fresco no movimento estilo belo e suave (schönen weiche stil) que se desenvolveu na Europa Central cerca de 1400. Este movimento pretendeu abandonar as imagens demasiado severas dos Santos, em especial da Virgem Maria, para as representar de uma forma mais suave através de rostos mais belos e vestes mais ricas.

 




Em Ritten (Mittelberg), outra igreja de São Nicolau, reconstruída no início do Século XV no estilo gótico. Dela avista-se uma paisagem belíssima. No exterior uma imagem de São Cristóvão.

 





Ao contrário do que é costume, voltemos ao número 322 desta série a propósito de uma polémica recente lançada pelo best-seller O segredo dos segredos de Dan Brown.

No capítulo 130, o autor, sempre interessado na simbologia, refere-se à sereia do logotipo da cadeia Starbucks. Tem duas caudas e, portanto, segundo ele, será uma sirena e não uma sereia. As sirenas seriam sereias malévolas cujo objectivo era atrair os navios ao naufrágio. Penso que esta distinção não estará muito correcta.

Mas a curiosidade que quero sublinhar está no São Cristóvão de Maranza. Se ampliarmos a imagem, vemos a seus pés uma sereia com duas caudas!

 



                                                             Fotografias de 5 de Agosto de 2025

                                                                                                José Liberato


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

São Cristóvão pela Europa (324).

 

 

 

Entre Bressanone e Bolzano estende-se o Eisacktal ou Vale do Eisack, onde a densidade de imagens de São Cristóvão se aproxima da do Vale de Puster.

A igreja de São João e São Clemente de Scezze (Tschötsch) é a igreja paroquial. No exterior, debaixo de um telheiro, um fresco de São Cristóvão de princípios do Século XVI.

 



A igreja de São Martinho em Gudon (Gufidaun) data do Século XV. No exterior, um fresco representando o nosso Santo. Da igreja, avista-se uma paisagem deslumbrante.

 




 A igreja de São João Baptista em Fraina (Freins) é uma encantadora igreja de montanha consagrada em 1239. Dessa época, apenas subsistem as paredes. Um fresco de São Cristóvão situa-se ao lado da entrada.

 




Um menológio é um calendário enumerando os dias em que a liturgia da Igreja (em especial a ortodoxa) celebra os santos. Um menológio foi feito para o Imperador bizantino Basílio II (976-1025). Em 15 de Dezembro fará mil anos que o imperador morreu.

Referindo-se a São Cristóvão, o documento, anterior à sua lenda medieval, refere que se diz que ele tinha inicialmente uma cabeça de cão e que devorava seres humanos. Mas, quando acreditou em Jesus Cristo, mudou. Isto não é exacto. O que é verdade é que Cristóvão foi antes pagão, feroz e cruel.

Ou seja, o mito oriental da cabeça de cão significa uma espécie de alegoria.

 

 

                                                    Fotografias de 5 de Agosto de 2025

                                                                                        José Liberato





Carta de Bruxelas.

 








                                                     Fotografias de João Tiago Proença








domingo, 12 de outubro de 2025

São Cristóvão pela Europa (323).

 


 

 

Hans Christian Andersen (1805-1875), famoso escritor dinamarquês, é sobretudo conhecido pelos seus maravilhosos contos infantis, como A pequena sereia, O patinho feio, O pequeno polegar, O soldadinho de chumbo ou O rei vai nu.

Uma faceta menos conhecida da sua obra é a da literatura de viagens. Esteve em Portugal e escreveu um livro sobre o nosso País. Esteve também na Itália e viajou pelo Tirol italiano, ou seja, a região que venho descrevendo, e que hoje se chama Trentino-Alto Adige.

Livro de imagens sem imagens é uma obra muito interessante de Hans Christian Andersen. Em cada noite, a Lua descreve ao autor o que observou nas suas rotações ao redor da Terra. Na vigésima segunda noite, descreve o seguinte:

“Do alto, olhei para o Tirol” – disse a Lua. Os meus raios fizeram com que os pinheiros escuros lançassem sombras pesadas sobre as rochas. Vi as figuras de São Cristóvão, com o Menino Jesus no seu ombro, pintadas nas paredes das casas. São imagens enormes que se estendem desde o chão até aos beirais dos telhados, umas após outras.

 

Na cidade de Bressanone (Brixen), a terceira cidade da província de Bolzano, a igreja de Santa Catarina dos Capuchinhos, na sua actual forma, foi consagrada em 1604, anexa ao mosteiro. O altar-mor foi criado no Século XVIII por Franz Sebald Unterberger (1706-1776), pintor tirolês barroco. Ao centro, o casamento místico de Santa Catarina. À esquerda, Santa Úrsula e à direita, São Cristóvão.

 




 

A Catedral de Brixen foi reconstruída em estilo românico em 1174 e depois ampliada no período barroco. É, desde 992, a sede dos bispos de Brixen. Um deles foi Papa sob o nome de Dâmaso II, em meados do Século XI.

Os claustros são profusamente decorados com frescos dos períodos românico e gótico. Um deles representa o nosso Santo.

 




 

Nos arredores da cidade uma igreja merece atenção: St. Cyril bei Tils.

Chegar à igreja de St. Cyril bei Tils não é tarefa fácil como se vê pelo caminho… A recompensa é a existência de dois notáveis frescos de São Cristóvão, um interior e outro exterior.

 





 

                                            Fotografias de 5 de Agosto de 2025

                                                                               José Liberato