sábado, 13 de abril de 2013

Ainda o problema do Tarouquense vs. Moimenta.








  

 

         Graças a uma parceria público-pribada celebrada em exclusivo com o SportViseu – O Portal de Desporto do Distrito de Viseu, Malomil encontra-se finalmente em condições de proporcionar à massa associativa dos seus leitores a tão esperada análise (objectiva e imparcial) do recontro Tarouquense X Moimenta. Acompanhamos o SportViseu quando este sublinha, com inteira razão, que o Moimenta foi surpreendido em Tarouca. As imagens demonstram-no, o resultado final atesta-o. Só não vê quem não quer ver. Por muito apreço que tenhamos pela formação de Moimenta (um abraço, Moimenta!) os 2-1 finais estão aí, à vista de todos. A síntese da partida é factual e, perdoem-nos os de Moimenta, contra factos não há argumentos: aos 36 minutos, Quinzinho colocou a equipa da casa em vantagem. Tratou-se, é certo, da conversão de uma grande penalidade, mas o Tarouca afirmou a sua supremacia ao minuto 36. Quatro minutos depois, André Cebola igualou a partida. E foi com o marcador em igualdade que as duas equipas recolheram aos balneários. Mas, logo a abrir o segundo tempo, Márcio, avançado da equipa da casa, aproveitou uma defesa incompleta do guardião contrário e fez o 2-1 com que a partida terminou, ao final do tempo rgulamentar. Os três pontos ficaram em Tarouca e, desta feita, a equipa orientada por Jorge Febras atrasou-se na corrida pela liderança da Divisão de Honra, estando agora a cinco pontos – repete-se: cinco pontos – do primeiro classificado, o Lusitano de Vildemoinhos. A reacção dos mercados não se fez esperar e o PSI-20 caiu 3 pontos percentuais.




         Admitimos, sem dúvida, que outros apresentem uma leitura diferente do que se passou dentro e fora das quatro linhas. Mas, de um lado ou doutro da barricada, não devemos resvalar em sectarismos, muito presentes na Caixa de Comentários do SportViseu. Rejeitamos, em absoluto, as torpes insinuações do comentador António, feitas no calor da jornada:
 

         que se passou com as imagens das agressões que hoive por parte dos jogadores do tarouca nomeadamente o nº6 e o nº16 aos jogadores do moimenta??!! aí desta vez não interessava mostrar?? se fosse eu a mandar nem mais um jogo deixava filmar em moimenta


         Também, é certo, não acompanhamos a acusação à equipa de arbitragem feita por MF:


E o 2°penalty a favor do Tarouca que não aparece nas imagens?! E o golo do Moimenta que é um fora de jogo escandaloso? Sejam imparciais ...o CDR jogou mal e o Tarouca esteve muito bem...resultado justo e lisonjeiro para o Moimenta.

 

         Um juízo crítico e imparcial sobre o que se passou em Tarouca jamais nos levará à culpabilização do trio de arbitragem, como aquela que é realizada, em tons algo belicistas, pelo comentador Lol:


         MF você precisa de uma bengala ...o penalti marcado só é penalti em tarouca mesmo, eu vi ate se calhar dois a favor do Moimenta, mas vá um claro que só mesmo o arbitro não viu, golo fora de jogo???? lol...mas pronto se calhar o pior jogo de Moimenta fez esta época mas com uma ajuda do árbitro pois aquilo que se viu não foi futebol, parecia rugby um desporto que o tarouca pode apostar, o árbitro deixou fazer de tudo jogar com as mãos, agredir, foi uma festa...mas pronto cada um luta com as armas que tem...o palhaço do árbitro é que deixou que assim fosse
 

         Nisto, nada como observar um escrupuloso rigor. Foi o que sucedeu – e não dizemos isto para defender o SportViseu, atenção – com o comentário do Prof. Gaspar. Discordando das conclusões que alcança, é justo ter remetido para um visionamento da imagem aos 2min33seg, já que é aí que reside a chave hermenêutica desta refrega beirã:

 
         A imagem aos 2,33 deste "resumo" esclarece qualquer pessoa sobre a lei que é clara e no momento (bloqueia a imagem e Vês?) dois jogadores a colocarem o Autor do Golo em Posição legal o mesmo podes fazer no lançe da GP, mas não existem duvidas as equipas são diferentes o Moimenta aguarda tranquilamente pelo final do campeonato enquanto o Tarouquense tem que fazer pela vida e esperar que alguém os continue a ajudar
 

          Uma dada linha interpretativa, a todos os títulos reprovável, pretende impugnar a virilidade posta em campo pelos profissionais de ambas as equipas. O Jafostes é um comentador que vai por esse caminho, um trilho extremamente pernicioso para a afirmação dos direitos das minorias no quadro de um Estado de direito democrático, enformado pelo princípio constitucional da igualdade:

 
         Os adeptos do Moimenta são tão choroes como os jogadores. (alguns)
A unica agressão que vi foi a do guarda redes marcio , a diferença é que os jogadores do tarouca não choram.
 ( nesse lance, o arbitro deixa seguir e depois da amarelo - penalty por marcar,
O Moimenta não fez o sufciente para sequer empatar, nem um remate em condiçoes basta ver o resumo. Como é que com tanto menino chorão querem subir???



         O desbragamento da linguagem impõe uma citação do comentário de Vieirinha, com a advertência de que este não é tipo de comentário que consideramos digno da prática desportiva no distrito de Viseu. Assim não. Vieirinha, nas suas palavras: 


         quem e o parvo que diz que a arbitagem foi boa??? tem que vergonha na puta da tua cara obla..... fizestens um feito do caralho, nem com esta vitoria vos ides safar.... boa sorte para o ano na 1distrtal.... carrega taouca ......

 
         Muito mais construtiva é a atitude do comentarista Sócio 145, que reconhece os erros cometidos pelo Moimenta mas não perde a elevação e a sobriedade, dando força à equipa da sua eleição sem resvalar em ataques que descredibilizam a prática desta e doutras modalidades em toda a Beira:

 

         Amigo sócio, tenho pena que não defendas a tua dama CDR e assim prefiras atacar e em vez de sarar alguns arranhões que sofremos todos na Cidade de Tarouca, as verdadeiras feridas temos que resolver dentro de nossa casa como sócio lamento que não estejas contente com a forma como a equipa técnica/direcção/e jogadores dignifica o regresso a esta divisão com presença já assegurada para a Final da Taça e longe da descida numa época onde desde bem cedo todos tinham de conquistar cerca de 40 Pts, quanto à origem dos Jogadores temos pena do perconceito mas o nosso campeonato é Distrital... os resultados da formação estão a ser constanteme apontados, relembro a dificuldade e em termos de Comparação..... (ex:Sernancelhe/VN Paiva/Armamar/Tarouca/Tabuaço), são nossos vizinhos e porquê não terem pelo menos os 3 escalões que "NóS" ainda vamos com muitas dificuldades mantendo as Camisolas Azuis e Brancas a mexer por esse Distrito fora com jovens Moimentenses que mesmo com diversas contrariedades Lutam porque são mais capazes que outros que preferem apenas criticar, como sócio tenho de criticar em local próprio a nossa casa tem de ser ralhada e criticada de dentro para fora para sermos cada Vez mais Fortes, Força Moimenta.

 

         Argumenta Comentador que «a recarga levava o selo de golo». Concedemos, em tese. Mas ripostamos, com galhardia: esse selo materializou-se no placard? Não, não materializou. Saudamos o reconhecimento de que existe espaço para um diálogo frutuoso em torno da arbitragem nos jogos do Tarouca.  Só «restam os factos como elementos analíticos e de reflexão», como aqui se diz, e muitíssimo bem:  


         No V.Benfica, dominou o jogo todo, superioridade, penalty por marcar a favor e sofre golo a acabar o jogo.Lusitano, procura empate e....penalty contra a acabar o jogo. Castro d'aire, penalty em casa para o campeonato e para a taça fora de horas.Paivense, penalti contra....etc...Não há dúvida que a arbitragem melhorou muito. Mas, a realidade e a estatistica regista mais penaltis contra o Tarouca do que a favor(um). Respeitando a arbitragem, não fazendo juizos precipitados dos lances de grande penalidade (a existir,devem ser marcados) da sua veracidade ou não, da discussão da intensidade dos contactos que os provocaram, da análise sempre subjectiva de quem avalia, só restam os factos como elementos analiticos e de reflexão. Entre erros próprios e "alheios" (errar é humano!), apesar da crise, de ter um "orçamento" muito baixo (12.000€) e ter feito uma má 1ª volta, o Tarouquense poderia ter provavelmente + 9 pontos nesta altura.

           

         É provocatório – e gratuito – o acintoso comentário de Carlos. O Moimenta perdeu a disputa, mas a população da localidade não merece, quanto a nós, uma condenação feita em moldes tão generalizados:


         É ´lá tanta gente de moimenta com Azia??!!! a gente ja percebeu que estavam com as facas bem afiadas para rasgar toda a gente mas vão ter que as guardar para a proxima época em relação a formação voces devem pensar que para haver resultados na formação é com treinadores de ha 20 anos atrás?!! as coisas mudaram e muito... e para ter gente formada a dar formação têm que pagar porque o tempo das borlas ja foi. Querem qualidade têm que pagar vejam o exemplo do Repesenses que tem feito uo exelente trabalho nestes ultimos 10-15 anos e vão lá perguntar quantos treinadores têm de borla e depois falem e têm o exemplo do treinador dos Seniores treinador com formação soube ver onde havia falhas e a equipa ta a fazer um exelente trabalho e assim é que as coisas devem ser em todos os clubes

 
         Daqui não se retira nada de construtivo. A alusão ao Repesenses, talvez… mas nada mais. Já o Comentador, graças a uma análise prospectiva, permite avançar na contextualização do que está a ocorrer, na presente época, no Distrito de Viseu. É muito sagaz a sua observação:

 
         domingo tudo volta à normalidade "obsessiva", com a derrota do superfavorito Lusitano em CS e uma goleada em casa ao VB. A "tremideira" voltará 8 dias depois com o Fornelos...mas atenção, que o Castro (grande equipa!) ainda está a "espreitar"! E depois vem o Verão, com as desistências, alargamentos e "repescagens"...contas e mais contas...

 

         Leonidas propõe outra solução técnico-táctica. Isso, já é falar. Esperemos que as entidades dirigentes do Moimenta, de uma vez por todas, façam uma reflexão serena sobre esta observação pertinente de Leonidas:  


Comparações a parte, o que se vê é que o Moimenta tem o melhor central no banco, e os 2 que jogam não fazem um do Tarouca. A nivel de laterais equilibram-se, mas esses 2 centrais, jassusss

           
O registo homofóbico primário regressa à Caixa de Comentários, ponto que deveria merecer a atenção da Senhora Deputada Isabel Moreira, a qual parece preocupar-se apenas com discriminações em funções da orientação de género perpetradas na capital do país. E o interior, Senhora Deputada? Em matéria de orientação de género, o seguinte comentador alinha definitivamente pelo Tarouca. Escusava, em todo o caso, de tecer considerações desprimorosas sobre o pantel do Moimenta:


Lindo Tarouca, linda vitoria ...
O Moimenta dizia que ia dar meia duzia ao tarouca mas saiu-lhes o tiro pela colatera.... Jogaram todos muito muito bem embora desperdiçacem algs oportunidades.... Mas GANHARAM e isso é muito fixe..
Grande Quinzinho, grande Marcio grande equipa


TAMBEM SE PODE DIZER QUE OS JOGADORES DO MOIMENTA SAO MUITO MENINAS ...... OU ENTAO GOSTAM MUIITO DAS MAOS DO MASAGEISTA MAS ISSO É LÁ ENTRE ELES

 

Há excepções, exemplos de vida, modelos de conduta, Ilustrativo do valor da contenção verbal e do rigor analítico é, a todos os títulos, o comentário de RM. Um primor de serenidade. Ei-lo:

 

Em relação a este jogo, gostei muito do futebol praticado pela equipa de Tarouca que até podia ter marcado mais golos. Uma equipa dinâmica, com médios interiores muito fortes na marcação, anulando os "cérebros" do Moimenta e com uma amplitude atacante surpreendente, um misto de 4-5-1 a defender e 4-3-3 atacante interessante.Alternância no futebol apoiado e nas transições.Basculações e diagonais muito boas. A jogar assim merecia outra classificação. Mas fez poucos pontos na 1ªvolta e devem descer muitas equipas! O seu plantel, parece-me muito curto. Quando no banco o 3º gr. equipa como jogador de campo, está tudo dito!
O Moimenta foi uma equipa nervosa, lenta e táticamente confusa. Um 4-4-2 (4-1-3-2) que só funcionou nos primeiros 10'. Muller e Miguel metidos na "teia" triangular do adversário e Ivo não conseguiu pegar no jogo. Pedro F. O menos mau do meio campo, na minha opinião mal substituido, tal como Muller que é muito rápido nas transições-fundamentais para este jogo. As alterações não me pareceram muito felizes!
Os centrais muito faltosos e um Gr muito inseguro. Dizem que o gr. Suplente dá mais garantias?! Atendendo à qualidade e quantidade dos seus jogadores, aos adeptos entusiastas que têm e que acompanham sempre a equipa ( joga sempre em casa) esta equipa tem obrigação de fazer mais e melhor. Já perdeu muitos pontos em casa mas,na minha opinião, com um calendário mais fácil que os de trambelos. Se não forem "anjinhos", vão ser campeões!
A arbitragem esteve excelente!

 

A referência ao desempenho do Tarouca, com alternância e «futebol apoiado e nas transições» e com «basculações e diagonais muito boas», é objectiva, suportada pelo que se passou em campo. Assim, sim. Assim é possível fundamentar uma situação ideal de diálogo.

Bairrismo acéfalo. Com o devido respeito, não encontramos palavras para definir melhor o comentário de Beirão Alto. Apenas se salva a citação final do grande poeta Antonio Machado, lírico do país vizinho.

 
És um adepto fraco, só vez a equipa "B" em casa, esta época fruto das boas relações e da próximidade já houve 2 jogos em Moimenta da Beira, é pena não visitares quem te visita e quem sabe receber os "vossos" ex-jogadores também sabe receber os adeptos fraquinhos...Terras do Demo é o nome que damos a um muito bom Espumante que fazemos com uvas que na Região do Douro Sul não conseguem fazer um mau vinho!!!, as nossas camadas jovens existem e estão a tentar sobreviver contra a desertificação das nossas Terras e com o surgir de novas modalidades não é fácil, lembramos que só esta época 2012/13 temos novas instalações, mas temos pena de não conseguir ver os jogos das vossas camadas Jovens que devem andar pelos Nacionais,.... aliás com é regular nas nossas histórias (pelo menos na nossa... desde...1945) CDR Moimenta da Beira é um Clube de pessoas e para pessoas, SIMPLES com o presente ORGULHOSOS com o passado, o caminho faz-se caminhando.....

 

Por sua vez, ao contestar a objectividade do SportViseu, Leonidas está a contestar a objectividade do Malomil. Não subscrevemos este tipo de atitudes e, menos ainda, esta forma de comportamento e até este estilo de estar na vida, em termos de relacionamento interpessoal e ao nível da civilidade:
 

Mostrem a agressão do Marcio, Mostrem os autenticos mergulhos pra piscina do nº 20, 7 e 77, Mostrem o penalty que fica por marcar a favor do tarouca na 2a parte, empurrão do Helio ao quinzinho qdo este sozinho se preparava para cabecear pra baliza.
Depois Mostrem-me uma defesa digna desse nome do guarda redes do tarouca.
Como é q queriam empatar se nem um remate perigoso fizeram. ???
Depois querem comparar classificações, uma equipa de salarios medios de 500€ para uma de 150€.

Obviamente não lutam com as mesmas armas, mas no campo felizmente não é o dinheiro que manda.
Caso o Tarouca cumpra os objectivos e se mantenha, faz exatamente o mesmo que o Moimenta (que vai ser o 1º dos ultimos) , a Manutenção. Depois vamos ver se compensa o diferencial de cerca de 60.000€ nos orçamentos.
Ps: mesmo assim tenho q dar o valor á equipa do CDR do meio campo pra frente, das melhores do campeonato, ja a defesa comparada com a do Tarouca é muito, mas muito fraca.



Não admira, em face deste género de comentários, que os ânimos se exaltem, em prejuízo de todos. Não é o nosso padrão (e, já agora, a nossa atitude perante a Vida), mas somos forçados a concluir com VdM:

 
falar que somos todos amigos, que entre nós, Lamego e Tarouca é só amizade só pode ser na vossa cabeça, eu não quero saber de vocês para nada. E viu-se a vossa atitude no domingo, fizeram de tudo para ganhar, normal e é o que se quer, mas em outros jogos de certeza que não houve tanto empenho, nem agressões         

 

Nos próximos dias, ou até semanas, continuaremos a escrutinar o problema do Tarouquense vs. Moimenta. Neste brevíssimo apontamento, quisemos tão-só realçar os aspectos essenciais da partida, saldada por dois tentos contra um favoráveis à equipa anfitriã, e, do mesmo passo, procurámos fixar códigos de conduta que permitam a tão ansiada análise objectiva – e imparcial – quer do Tarouquense X Moimenta em particular, quer da prática de futebol no nosso Distrito e todas as suas terras, que são lindas.

Se queremos dar lições de futebolismo a outras regiões e distritos administrativos, quer de Portugal Continental, quer das suas Regiões Autónomas Insulares, não é enveredando pela pura calúnia nem pelo insulto (sobretudo, pelo insulto gratuito) que conseguiremos colocar o défice primário das contas públicas e as taxas de juro de longo prazo numa trajectória de crescimento sustentável. E isto que estamos a dizer para o nosso Distrito vale para o resto do País, com as devidas adaptações.
 
 
António Araújo     
 

 

2 comentários:

  1. Como comprova esse texto, futebol é, antes de tudo, paixão. É inútil argumentar com regras, videos, fotos, racionalidade ou bom senso. A opinião variará com a cor da camisola do torcedor. Não adianta chorar. E fico anônimo para não apanhar de todos os lados.

    ResponderEliminar
  2. Um genuíno pangaio este Vitor Pereira. Tem muito que andar para nem chegar a qualquer um dos quatro calcanhares de Ardiles do grande Rui Santos, o benfiquista que põe brilhantina por dentro do caco.

    ResponderEliminar