quarta-feira, 23 de novembro de 2022

São Cristóvão pela Europa (204).



No Estado austríaco de Oberösterreich (Alta Áustria), Mondsee é um belíssimo lago e o nome de uma cidade nas suas margens.

Na estação de serviço da autoestrada há uma pequena capela de São Cristóvão, dedicada às vítimas de acidentes rodoviários.

 





Nesta zona da Áustria cada paisagem é mais impressionante do que qualquer outra. Mas Halstatt encontra-se certamente no topo. Ilustra frequentemente as mais belas imagens românticas da Áustria.




A Igreja Paroquial da Ascensão de Maria impõe-se na paisagem com um enorme São Cristóvão pintado na grande parede exterior virada para o lago:

 




 

No interior, um retábulo datado de meados do Século XV. O fundo é dourado e representa a Crucificação. Em baixo do lado direito um magnífico São Cristóvão.

Quatro dos painéis foram roubados em 1987 tendo sido recuperados 30 anos depois pela polícia italiana.

 




Em Gmunden, a Igreja Paroquial possui um mural exterior de memória aos caídos nas Grandes Guerras Mundiais onde figura o nosso Santo.




A cidade medieval de Gmunden foi profundamente demolida em meados do Século XIX numa ânsia de modernização. Uma Torre de São Cristóvão foi uma das vítimas. Se bem que não o consiga provar, é possível que tivesse uma imagem do Santo:

 


Fotografias de 10 de Agosto de 2022

José Liberato

1 comentário:

  1. Imagens soberbas e o nosso Santo sempre presente!..., obrigado mais uma vez pela partilha.
    Cumprimentos...

    ResponderEliminar