segunda-feira, 8 de abril de 2024

São Cristóvão pela Europa (259).

 


 

Nos últimos dias do mês de Março dei uma pequena volta pela Alemanha. O meu percurso abrangeu os Estados da Renânia-Palatinado, de Baden-Württemberg, de Hesse e da Baviera. Sempre que me cruzei com o nosso São Cristóvão não deixei de me documentar.

Comecei pela cidade de Mainz que se pode traduzir em português por Mogúncia, capital do Estado da Renânia-Palatinado cujo ex-libris é certamente a Catedral.



Mas durante mil anos ergueu-se na cidade uma Igreja de São Cristóvão. Contudo em 1942 e 1945, a II Guerra Mundial não a poupou. Hoje encontra-se reconstruída uma pequena parte, ficando intencionalmente em ruína o restante, como memória da Guerra. Aqui foi baptizado por volta de 1400 uma das grandes personalidades da cidade: Johannes Gutenberg (1400-1468), o inventor do método de impressão que viria a revolucionar a produção de livros.

 

Existe uma reconstituição do que seria um fresco de cerca de 1400. O interior da Igreja com iconografia do nosso Santo só se consegue aperceber através de uma fotografia longínqua e com muitos reflexos.

 






O Landesmuseum Mainz é um dos grandes museus da cidade e um dos mais antigos da Alemanha. Está instalado num edifício barroco, antes afecto a uso militar.

 


O museu apresenta uma imagem de madeira da autoria de um Mestre Anónimo de 1490:

 


Em Bacharach, nas margens do rio Reno, a Igreja de São Pedro tem um mural representando um São Cristóvão de grande dimensão com o Menino Jesus ao colo e atravessando um rio com um cajado nas mãos. Deve ter sido pintado no Século XIV.

 

 



 

                                    Fotografias de 30 de Março de 2024

                                                                     José Liberato




Sem comentários:

Enviar um comentário