domingo, 28 de julho de 2019

Cães (e gatos) como nós.



Réplica da gruta de Lascaux
 
 
Uma das muitas coisas espantosas que se conta neste A Grande Família Europeia é a seguinte: até há uns anos, julgava-se que a qualidade artística das pinturas rupestres obedecia, digamos, a uma progressão linear e cronológica; primeiro, desenhos mais simples e rudimentares; depois, mais tarde, pinturas mais perfeitas e complexas. Ao que parece, não foi assim: há pinturas extraordinárias, como as da caverna de Chauvet, em França, que são anteriores a outras, menos perfeitas e densas. Ou seja, e como diz a autora, a jornalista de ciência Karin Bojs, na História da Humanidade sempre houve, isso sim, artistas mais talentosos do que outros. É tudo, ou quase tudo, uma questão de mérito individual, de génio. A imbricação entre génio artístico e doença mental é outro dos tópicos abordados neste fascinante livro.
E não só. O livro dedica muitas e boas páginas aos cães. A transformação de lobos em cães, etc., mas também outro dado fascinante: os cães têm uma capacidade de interpretar e ler os seus donos – o que sente, o que pensam, o que desejam num instante – muito superior à de quaisquer outros animais. Mesmo animais com o mesmo tipo ou nível de inteligência dos cães. Simplesmente, esse «dom» – algo parecido com o dom dos pintores de Lascaux ou de Chauvet – manifesta-se de uma forma muito mais vincada nos cães; nos testes, os outros animais nem sequer se aproximam dos valores obtidos pelos canídeos.
Surgiu-me esta informação num dia em que o semanário Expresso noticia que há centenas ou milhares de animais abandonados em Portugal. Proibiu-se o seu abate, o que é de louvar e aplaudir. Simplesmente, e como é timbre nacional, legislar é fácil. Não se previu foi o resto: não há campanhas de esterilização e adopção em larga escala, cerca de metade dos municípios portugueses não têm centros de recolha oficiais de animais abandonados, Só no ano passado, foram recolhidos 36.558 animais errantes (cães e gatos). Ninguém deseja o regresso do abate, a começar pelos veterinários. Mas também ninguém deseja que existam tantos animais abandonados e que no ano passado tenham sido eutanasiados 6425 animais, por estarem doentes ou em sofrimento. É essencial promover a esterilização e a adopção. Essencial!
 






 
 

2 comentários:

  1. É espantoso, como diz, as pinturas rupestres de maior qualidade serem primeiras no tempo.O mesmo sucederia com as pirâmides do Egito, ou seja, se se certificar que as pirâmides rudimentares e abatidas sejam imitações dos colossos de Gizé tidos como de dinastia mais recente. Expectativa idêntica sucederia em relação ao consenso sob o qual as pinturas se sujeitam: apareceu primeiro a fala ou a escrita?

    ResponderEliminar