segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Alegrias (da Luisinha)



 
 

 
Alegrias
 
Oh meu caro amigo! Nem mo pergunte! O Natal oferece-me alegrias, uma, várias, inumeráveis. Primeira, hoje não fui atropelada por um jeep! Quer maior motivo de júbilo? E foi por um triz. No estacionamento do hipermercado, um casal de jovens, na adrenalina de comprar presentes, de comprar os presentes! Já eu saía com o meu saque, e passava obscuramente contemplando na lista o que me faltava ainda saquear e o jeep rasou a ponta da minha saia, alucinado. Não me viu. O rapaz não me viu, a mulher não me viu, iam fixos nos presentes do Natal, deviam andar às voltas no estacionamento do hipermercado há horas à procura de lugar. Sei que a partir de certa idade as mulheres se tornam invisíveis, mas a invisibilidade das pessoas no Natal é geral, é um fenómeno de massas, calha a todos. A pessoa para ser vista tem de ficar quieta e fazer de objecto. Fazer de iPhone, justamente. Não sei como, amanhem-se, arranjem maneira. As pessoas existem umas para as outras na natureza de obstáculos ao objectivo proposto que é sacar o máximo no mínimo de tempo possível. Ia a passar descansado um casal com um bebé no carrinho e tive de os avisar: “Cuidado, é Natal! Tenham atenção à criança, hoje ninguém está a salvo!”. Eles sorriram, coitadinhos. Sabemos o destino destas prendas. Pelo menos, suspeitamo-lo, quando inserimos o multibanco para as pagarmos. Ele vai deitar fora, não vai usar, tem dez iguais a este, mas é um pro forma e nós vivemos sem tudo, menos sem pro formas. Um amigo de antanho contava com pormenores sádicos o Natal em casa dele, e esse ficou-me na memória como o Natal por antonomásia: começava tudo bem, calmo, com naturalidade, à medida que o álcool e o açúcar faziam ses ravages no sangue, vinham as embirrações, as insinuações, as acusações, os ajustes de contas e antes que as pessoas deixassem de se falar umas às outras, anunciava-se que tinha chegado o Menino Jesus e distribuía-se as prendas. Reza a lenda que havia sempre uma certa quantidade (maior, menor, quem é que está a contar?) que acabava por ser ou expelida pela janela (um décimo andar das avenidas novas equivalente a um oitavo nas avenidas velhas) ou, mais tarde, em discussões privadas cujo alcance se estendia por muitas décadas, atiradas ao lixo e espezinhadas com as espinhas do bacalhau. E isto dá-lhe alegria?, perguntarão, mas a senhora é de um cinismo sem igual! Eu não quero ouvir nem mais uma palavra! Quem é que pôs esta senhora aqui? Ouvi-la faz-me mal, fica tudo negativo e negro. E eu já tenho dificuldades com o Natal, porque o meu pai…Não, não, acalme-se. Dá-me alegria porque tem a sua graça, depois ainda porque tem alguma realidade – não digo universal, mas o suficiente para generalizar alguma coisa – mas dá-me alegria sobretudo porque a minha não entra nessa categoria de famílias. A minha família é simples, discreta e quanto a festividades é qb. Não tem a Mística do Natal em Família, nem deixa de ter. O que me leva ao seu motivo, caro: estejam vivos, por favor. Em rigor, e lamento desdizer Lili Caneças, estar vivo não é o contrário de estar morto. Aristotelicamente, o contrário de estar vivo é não estar vivo. Ora, há muitas maneiras de não estar vivo não se estando realmente morto; o ente tem gradações a granel, digamos que estar vivo num campo de concentração de refugiados na Grécia debaixo de neve e embrulhado num plástico não será o mesmo que estar ao borralho em amena cavaqueira com o cunhado mais chegado na consoada algures na periferia de Macedo de Cavaleiros. E quem diz Macedo de Cavaleiros diz outra coisa qualquer. Aqui poderia elencar todas as desgraças do mundo, mas para quê? Não as conhecemos já? Não as elencam à razão de duas ou três por ano o Papa Francisco e o nosso Presidente nas suas alocuções? Isso também me causa alegria. Que as elenquem. Ficam elencadas. Então este ano é o quê? O que é que está a dar? A fome no mundo, pá, dá-me galo. Então vamos pela fome no mundo. Os migrantes afogados? A morosidade da justiça, a celeridade da injustiça? Vamos pela morosidade. Mas, dir-me-ão os que não querem ver o seu Natal a resvalar para a negatividade, que a fé tudo visita e tudo salva e que a família lá na lama da Grécia é feliz desde que esteja junta e se conta por felicíssima em simplesmente estar viva. Seu hossana é meu hossana, mê irmão. Lá está, mais uma alegria para mim. É como lhe digo, é só eu querer, e tudo são alegrias.
 
Luísa Costa Gomes
 
 

1 comentário:

  1. LOTTO, lottery,jackpot.
    Hello all my viewers, I am very happy for sharing this great testimonies,The best thing that has ever happened in my life is how I win the lottery euro million mega jackpot. I am a Woman who believe that one day I will win the lottery. finally my dreams came through when I email believelovespelltemple@gmail.com and tell him I need the lottery numbers. I have spend so much money on ticket just to make sure I win. But I never know that winning was so easy until the day I meant the spell caster online which so many people has talked about that he is very great in casting lottery spell, . so I decide to give it a try.I contacted this great Dr Believe and he did a spell and he gave me the winning lottery numbers. But believe me when the draws were out I was among winners. I win 30,000 million Dollar. Dr Believe truly you are the best, all thanks to you forever


    ResponderEliminar