sexta-feira, 19 de maio de 2023

São Cristóvão pela Europa (216).

 


 

Mâlines (Mechelen em flamengo) é uma cidade da Bélgica cheia de História.

Sede do primeiro Tribunal de Contas, criado por Carlos o Temerário, é posteriormente a cidade de Margarida de Áustria, grande protectora do seu sobrinho Carlos V até chegar à maioridade.

A Igreja de São João Baptista é uma das inúmeras igrejas da cidade. Essencialmente do Século XIV é belíssima. Assistiu a todas as desgraças da História, em particular nesta Região: incêndios, explosões, guerras.

Em 2008, a igreja foi restaurada e nos trabalhos revelaram-se frescos do Século XIV que anteriormente se encontravam tapados. E, como é habitual, São Cristóvão surgiu.

Várias vezes visitei a igreja sem acesso aos frescos. Foi agora.

O estado de conservação não é brilhante, mas impressiona a descoberta de algo que esteve escondido durante vários séculos:

 



 

Antuérpia é a segunda cidade da Bélgica.

A Catedral de Nossa Senhora de Antuérpia é o monumento mais marcante da cidade. Pela sua dimensão (ocupa um hectare de superfície) e pelas suas obras de arte.

Nestas avultam várias telas de Peter Paul Rubens (1577-1640). Como sempre de grandes dimensões e de enorme beleza.

Dispunha da informação de que uma das telas representava São Cristóvão. Mas os quadros de Rubens na Catedral são quatro e nenhum é sobre o nosso Santo.

O mistério foi resolvido quando percebi que um dos quadros é um tríptico, susceptível de se fechar. Trata-se da extraordinária Elevação da Cruz. Depois de fechado o tríptico, lá está São Cristóvão:

 





 

                                                                      Fotografias de 23 e 24 de Abril de 2023

 

                                                                                                            José Liberato


1 comentário:

  1. Bom, já tinha-mos fotógrafo e repórter-contador de histórias, agora também promovido a detetive, são 3 em 1, obrigado pelas coisas interessantes e bonitas e sempre novas do nosso Santo retratadas aqui.
    Um abraço...

    ResponderEliminar