sexta-feira, 2 de junho de 2023

São Cristóvão pela Europa (219).

 

 

Ainda no departamento do Nord, mesmo no ponto mais ao Norte da França, existe uma pequena comuna chamada Spycker. Nela foi erigido em 1932 um monumento a São Cristóvão. Foi-o pelo cura da aldeia com o apoio do Bicycle Automobile Club Dunkerquois.

A legenda é Regarde Saint Christophe et va-t-en rassuré curiosamente equivalente à legenda medieval que acompanhava o Santo: olha para São Cristóvão e parte sossegado.

 


Na cidade de Cassel, que dá o nome a mais do que uma batalha ao longo da História, situa-se o Museu da Flandres (a francesa) que ocupa o Hotel de la Noble Cour. Aqui o Marechal Foch instalou o seu quartel-general durante a I Guerra Mundial.

 


Hoje é um museu que se dedica em especial à promoção da arte flamenga do Século XV à actualidade.

Obra-prima da colecção é um óleo sobre madeira cuja autoria tem sido alternativamente atribuída a Joachim Patinir (1485-1524) e a Quentin Metsys (1466-1530). Representa uma paisagem com São Cristóvão e o Menino Jesus.

 

 

Finalmente a Igreja de São Vaast em Hondschotte, a pouco mais de um quilómetro da fronteira com a Bélgica, contem uma imagem do nosso Santo. Foi reconstruída no Século XVII após incêndio devastador em 1582:

 



 

                                                            Fotografias de 22 de Abril de 2023.

 

                                                                                                José Liberato






1 comentário:

  1. Mais uma viagem, mais uma partilha, sempre com um pouco de história à mistura, e o nosso Santo sempre retratado e bem, aquela pintura a óleo é magnifica e com a impressão de estar num estado de conservação muito bom.
    Obrigado mais uma vez.
    Um abraço...

    ResponderEliminar