sexta-feira, 22 de março de 2024

Argélia: o tempo da fraternidade? (15).

 

 

 

Tipasa é uma cidade costeira situada a 60 quilómetros a Oeste de Argel. É citada por Plinio o Antigo como tendo passado a usufruir do direito romano no ano 46 por decisão do Imperador Cláudio.

Antigo entreposto fenício, foi colónia romana, cristianizada, saqueada pelos Vândalos, conquistada sucessivamente por Bizantinos e Árabes.

Os vestígios arqueológicos estão omnipresentes.

O Museu é soberbo seja pelos mosaicos seja pelos sarcófagos romanos.

As ruínas são extensas e de uma beleza notável dada a proximidade do mar.

Comecemos pelo Museu.

 

 

O chamado Mosaico dos Cativos foi criado entre o Século II e o III e provém da abside da basílica judiciária que era um grande edifício semirreligioso onde se aplicava a justiça.

Representa o levantamento das populações autóctones contra a ocupação romana. Sob forma de losangos podem ver-se africanos, habitantes de Tipasa ou outros grupos étnicos. Ao centro, uma família cativa de mãos atadas, o chefe da família sentado em cima de um escudo.

É um notável documento histórico.

 


 

O mosaico Paz e Concórdia, do Século IV, já da época cristã, exibe diversos exemplares de peixes mediterrânicos. Era a cobertura de uma sepultura, onde era hábito os familiares fazerem refeições.

O sentido da inscrição pode ser interpretado do seguinte modo, pressupondo que o símbolo em cima ao meio se refere a Cristo: Em Cristo nosso Deus, que a Paz e a Concórdia presidam à nossa refeição.

 


 

O Sarcófago de Pelops e Hipodâmia do Século II, em mármore branco, é um dos mais belos que se podem ver em África.

A lenda passa-se em Pisa e relaciona-se com uma corrida de quadrigas cujo vencedor tinha como prémio uma bela princesa, Hipodâmia.

 

 

O Sarcófago dos Centauros Marinhos e das Nereidas, também em mármore branco, apresenta uma decoração alegórica do mundo marinho. É datado do Século III.

A concha ao centro deveria vir a ter a face do sepultado. Não está terminada:

 

 

Estela de um lanceiro batávio em pedra calcária do Século III.

 


 

                                                Fotografias de 18 de Outubro de 2023.


                                                                José Liberato




Sem comentários:

Enviar um comentário