domingo, 15 de julho de 2012

Maçonaria Regular e Prestação de Contas.

.
.

.




Matilde Estevens é uma autora bem conhecida do grande público. Detentora de um extenso currículo académico, é contabilista (ICL), licenciada em Ciências das Religiões (UTHT), licenciada em Economia Internacional (ISEG), pós-graduada em Economia e Sociologia do Espaço Lusófono (UTHT) e Mestre em Auditoria Contabilística, Económica e Financeira (UAL).
.
No âmbito da IV Jornada de História da Contabilidade, promovida pela APOTEC – Associação Portuguesa de Técnicos de Contas,  apresentou a obra «Maçonaria Regular e Prestação de Contas».
.

A Autora resume o seu trabalho do seguinte modo:

O objectivo principal deste trabalho foi conhecer. Conhecer sobre a Maçonaria Regular em Portugal e verificar, no seu âmbito, se se estabelecem relações entre a Contabilidade e a profissão contabilística e, estabelecendo-se, de que modo se processam. Para o efeito recorreu-se fundamentalmente à pesquisa em suporte bibliográfico, para que, a partir dela, se pudesse construir uma exposição consistente e dinâmica do tema em diferentes vertentes mas complementares - enquadramento conceptual e evolução histórica da Organização e, naturalmente, o sistema político, sócio-económico e religioso das diferentes épocas.
Surgiu em face do exposto um conjunto de perguntas interligadas a que se vai procurar responder:
Maçonaria - o que é, que objectivos prossegue e de que instrumentos se serve para os realizar;
Contabilidade, tem? Presta contas, como e a quem?
A resposta vai consubstanciar o título Maçonaria Regular e Prestação de Contas.

.
.... O estudo de Matilde Estevens centra-se, pois, em duas perguntas. Duas perguntas interligadas. Trata-se, assim, de uma obra essencial para a compreensão da complexa problemática da Maçonaria Regular e, por outro lado, da não menos complexa problemática da Prestação de Contas. Disponível aqui.






1 comentário:

  1. APOTEC...acho que conheço...talvez dos tempos de antena a q assisti quando estava internado. Matilde Evans deve ser a q faz de 1ª ajuda, muito atenta a avaliar ao cornupto q se prepara para investir e a pensar como irá apoiar a 'cara' - esta, aparentemente, pelo olhar algo descendente... a apreciar a capacidade de testosterona do investidor. não sabia que naquela organização tb organizavam garraiadas. AAraújo fazia-me SFF o obséquio de informar se estarei a efabular e afinal a foto nada tem a ver com a personagem, tratando-se apenas e tão só de um desfile de cozinheiras de doçaria conventual?
    (julgo que a fotografia original foi propositadamente cortada para não deixar ver as pontas. aquilo o q é ? são lanças, pendões, bandeirolas, archotes.....
    obg

    ResponderEliminar