domingo, 2 de setembro de 2012

Azevedo Neves, sempre.

.
.
.


Fig. 1 - Carlos IV, rei de HESPANHA...

Fig. 3 – Retrato de WILL WEST, nº 3426 da «United States Penitentiary at Leavenworth, Kans». (Fig. 5, de WILDER and WENTWORTH, Personal Identification. –  BOSTON, R. G. Badger, 1918).
Fig. 4 – Retrato de WILLIAM WETS, nº 2626 da da «United States Penitentiary at Leavenworth, Kans». Este individuo e o da figura 3 estiveram em Leavenworth na mesma occasião.  (Fig. 6, de WILDER and WENTWORTH, Personal Identification. –  BOSTON, R. G. Badger, 1918).

Fig. 5 - Cabeça de BUDA. Terra-cota. LODPURI, SIÃO.
Der Welt Spiegel, 17-II-1929.


Fig. 6 - Paul Gratz, actor berlinense.
Der Welt Spiegel, 17-II-1929.

Fig. 7 – Dois retratos de FRANK MURRAY, o da esquerda tirado em TORONTO, CAN., em Novembro de 2008; o da direita tirado em OLD TOWN, ME., em Dezembro de 1909. A impressao da polpa do dedo medio esquerdo, obtida na mesma occasião de cada retrato, demonstra tratar-se do mesmo individuo. (WILDER and WENTWORTH, Personal Identification. –  BOSTON, R. G. Badger, 1918).


,
.
De novo evocamos, com incontida saudade, o Professor Azevedo Neves. Recordamos hoje a sua obra Do Valor do Retrato na Investigação da Paternidade. Communicação Feita à Academia das Sciencias de Lisboa em Sessão de 20 de Fevereiro de 1930 (Lisboa, Imprensa Nacional, 1930). 
.
Palavras do Mestre:
.
“... Verifica-se que o confronto de retrato só por si não constitue prova que mereça credito como base segura para n'ella se firmar a presumpção da paternidade. Para comprovar o parentesco de dois individuos, recorrendo às leis da hereditariedade, deve-se reunir um conjuncto de factos cuidadosamente escolhidos, serena e severamente estudados e valorisados, e que um unico genero de provas, em regra, não é, só por si, sufficiente para firmar conclusão precisa e nitida.”


Sem comentários:

Enviar um comentário