quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Artur Pastor, de novo.

 
 
 
 
aqui se falou de Artur Pastor, fotógrafo em exposição no Museu da Cidade, ao Campo Grande, no Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa (Rua da Palma) e na loja Colorfoto, a Alvalade. Ontem, Dia Mundial da Fotografia, lançou-se o catálogo da exposição comissariada por Luís Pavão. Está aqui, à mão de semear. Obrigado! Escolhi uma fotografia pouco típica de Pastor, imagem urbana de mulheres à conversa, década de cinquenta. O catálogo, mesmo no digital, é uma maravilha – agora imagine-se o que seria uma edição em papel… Senhores mecenas, autoridades centrais e municipais, poderes civis e militares, seria uma tristeza fazer-se um trabalho destes e não o deixar bem impresso, em folhas de papel-verdade, deixadas à posteridade. Vamos trabalhar para isso? 
 
 

 
 
 
 

4 comentários:

  1. Artur Pastor e Henri Cartier-Bresson, ambos a fotografar Portugal, e em especial Lisboa, na década de 50. Ter-se-ão cruzado? ;-)

    ResponderEliminar
  2. É um atentado à cultura não se publicar um livro sobre a obra do meu pai, Artur Pastor. O catálogo digital tem o seu valor, mas apresenta muito poucas fotografias de formato maior. Claro que se pode aceder ao sitio do Arquivo Fotográfico para consultar mais fotografias, mas não é a mesma coisa. E um livro "fisíco" será sempre algo com outra densidade de volume, peso, toque. Quanto à fotografia escolhida a legenda do catálogo está incorreta. O local é Braga. É a minha mãe e uma amiga. Talvez se tenham cruzado, Cartier Bresson e o meu pai, em Lisboa. Era um grande admirador daquele fotógrafo, quem não o é?!

    ResponderEliminar
  3. Grupo que criei no Facebook para se poder seguir a exposição do meu pai
    https://www.facebook.com/groups/arturpastor/?fref=ts

    ResponderEliminar
  4. E agora o Tumblr http://arturpastor.tumblr.com

    ResponderEliminar