segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O País Malomil.

 
 
 

 
 
Aqui no Ocidente há a ideia maldosa que a Coreia do Norte é um país muito fechado e até trombudo. Pura propaganda. Culpa de gente como José Luís Peixoto, essa inteligência radiosa, que fez uma visita a Pyongyang e escreveu logo um livro (e agora, para a Agência Pinto Lopes Viagens, dirige passeios turísticos a um regime que qualificou como «fascista», tirânico e totalitário).

         Tudo falsidades. A Coreia do Norte possui do melhor rock que se faz no mundo. A banda roqueira mais popular da Coreia são as Moranbong Band. Gozam de uma popularidade imensa, sem rivais. De facto, as moças Moranbong não têm rivais: são a única banda de rock da Coreia do Norte. Dezoito rapariguitas escolhidas a dedo, uma a uma, por Kim Jong-un.

         O grupo estreou-se em Junho de 2012 e podem ver em palco, no telão ao fundo, grandes imagens patrióticas do Líder e seus foguetões. Em matéria de dança, nada como ir directamente ao minuto 5:43 deste vídeo. Um mimo.

 

 
 
         Se quiserem mais, está tudo aqui. Têm ainda aqui uma colecção de fotografias soberbas da Coreia do Norte e aqui uma história incrível, a de Charles Jenkins, um sargento do exército americano que uma noite, com os copos, acabou do outro lado da fronteira norte-coreana. Foi incorporado à força como… actor de cinema. Era necessário alguém que fizesse o papel de vilão ocidental nos filmes de propaganda, recrutaram Jenkins para trabalhos forçados. O galã vive hoje no Japão,  onde trabalha numa loja de souvenirs em Sado, como vendedor. Uma grande história.

 
Charles Jenkins, coitado
 
 
          A terminar, só mais uma intervenção das Moranbong Band, bastante belicista e uniformizada:
 
 
 




 

3 comentários:

  1. «A Coreia do Norte é um país muito fechado e até trombudo»...

    ... E, segundo um «especialista» num documentário da BBC, tem um regime de «extrema direita».

    ResponderEliminar
  2. Então e o Pochonbo Electronic Ensemble?...

    http://lishbuna.blogspot.pt/2014/10/quem-poderia-recusar-refeicao-quente.html
    http://lishbuna.blogspot.pt/2014/03/blog-post_3825.html
    http://lishbuna.blogspot.pt/2012/07/afinal-havia-outra.html
    http://lishbuna.blogspot.pt/2012/07/pochonbo-electronic-ensemble-socialism.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia... simplesmente maravilhoso!
      Abraço grato,
      António

      Eliminar