domingo, 5 de novembro de 2017

Minha Mãe parteira oficiosa de Soutelinho da Raia.

 
 
Soutelinho da Raia
 
Sempre que tomo conhecimento do nascimento de uma criança, penso logo em minha mãe, pelo facto de ela ter sido a única parteira da minha aldeia, Soutelinho da Raia, de umas quatrocentas e cinquenta almas, naquele tempo, durante várias décadas.
Já eu vivia nos Estados Unidos quando soube desse facto em pormenor. É que essas coisas eram tabu, no tempo de eu menino e adolescente.
          Quando chegava o dia ou a noite do nascimento de uma criança, os pais mandavam os filhos para casa de algum parente e eles só regressavam à casa paterna, quando havia menino novo ou menina nova.
E quanto ao exercício de parteira por parte de minha mãe, a primeira vez  que tomei conhecimento dele, estava eu de férias grandes do seminário (as únicas que os salesianos nos concediam durante os quatro anos de aspirantado, pois, a partir do noviciado, nunca mais havia férias com a família, no meu tempo de seminarista), quando um dia, pela manhã, chega minha mãe a casa e começa a fazer uma grande barrela. E é nesse momento que ouço a minha cunhada Matilde perguntar à minha mãe:
- Então é menino ou menina?
Agora os "pormenores" a que se aludiu atrás.
Tinha minha mãe 16 anos quando um dia a sua Tia Hipólita bateu à porta de minha avó Gracinda e lhe disse que lhe queria levar a filha (única) para a assistir num parto. Que ela já começava a sentir-se cansada e que queria ensinar à sobrinha a arte de parteira: que essa profissão tinha estado sempre na família e ela queria que assim continuasse a ser.
E, com o beneplácito da minha avó, minha mãe foi com ela e, depois da necessária aprendizagem, passou a ser a parteira da terra durante os muitos anos que viveu em Soutelinho da Raia.
E rematava minha mãe, ao contar essa história, que as suas mãos tinham aparado muito bebé e que, graças a Deus, só perdera um. Que depois de horas e horas de tentativas o bebé não aparecia.
          Visto o quê, montaram a parturiente a cavalo de um burro, aparelhado com umas andas, a caminho de Chaves, numa tempestuosa noite de inverno,  a mais de duas horas de distância. Vão bater à porta da clínica do Dr. Alcino, se me não engano. O Dr. Alcino estava no café do costume e, também como de costume, estava bêbedo como um cágado. Com muito esforço, lá o arrastaram como puderam até à clínica, mas, infelizmente – acrescentava minha mãe muito comovida -, quando chegou já era tarde.
Claro que minha mãe não recebia qualquer honorário pelo exercício da profissão de parteira. Antes pelo contrário. Como era frequente darem à luz criadas de servir oriundas de terras longínquas, sem quaisquer relacionamentos, quantas delas “sine patre, sine matre, sine generatione”, minha mãe não só lhes “aparava” os filhos e lhes dava o enxoval, mas oferecia-se-lhes para madrinha de baptismo, sempre que necessário, sendo padrinhos, em muitos desses casos, um dos santos da Corte do Céu, desde Santo António a São José, desde Santa Ana a Santa Isabel, colhendo São Sebastião as preferências de minha mãe, por ela ser a zeladora do altar em que ele era venerado na Igreja Matriz de Soutelinho da Raia, por sinal uma bela igreja barroca onde recentemente foram descobertos cinco painéis de frescos, datados do século XVIII, reproduzindo quatro deles cenas da vida religiosa e o quinto uma cena de contrabando, a testemunhar o estatuto de Soutelinho da Raia como “povo promíscuo”, desde a Idade Média até ao tratado de Lisboa de 1864 entre a Espanha e Portugal e, a partir dessa data, o de aldeia raiana.
E esta é a história sobre a maneira como minha saudosa mãe Delfina foi feita parteira de Soutelinho da Raia e lá exerceu briosa e competentemente essa nobre profissão, durante os muitos anos que aí viveu.
 
António Cirurgião
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário