quarta-feira, 5 de setembro de 2018

São Cristóvão pela Europa (68)

 
 

 
 
Priorado de Saint Christophe-en-Halatte, França, 18 de Agosto de 2012
 
O priorado de São Cristóvão na floresta de Halatte em França situa-se numa encruzilhada de estradas antigas o que bem justifica a sua dedicação ao santo protector dos viajantes.
No local existiu uma abadia, integrada na Ordem de Cluny, pelo menos desde o século XI.
A sua celebridade decorre sobretudo de se situar numa região de caça muito frequentada pelos reis de França durante o século XIV. Filipe IV o Belo, Carlos IV e Filipe VI aí pernoitaram frequentemente.
Filipe, o Belo, morreu aliás na sequência de uma caçada em Halatte em Novembro de 1314, seis meses depois da execução de Jacques de Molay, Grão-Mestre da Ordem dos Templários, o que alguns não deixam de atribuir a uma maldição.
É atribuída também a maldição a circunstância de o rei ter tido três filhos reis (Luís X, Filipe V e Carlos IV) e nenhum ter tido filho varão à excepção do primeiro que teve um filho postumamente (o rei João I) mas que morreu ao fim de cinco dias. Com Carlos IV terminava a dinastia dos Capetos.
A igreja do Priorado, em mau estado de conservação em 2012, abriga duas estátuas de pedra de São Cristóvão, uma das  quais do século XVI.
 
José Liberato
 

Sem comentários:

Enviar um comentário