quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Capela Matisse, Vence.

 








4 comentários:

  1. Boa tarde. Obrigado pelas fotos. Onde fica?

    ResponderEliminar
  2. Lindo, a perfeita conjugação entre o estilo da arte tão pessoal de Matisse do século XX com a arquitetura religiosa. Simplesmente belo

    ResponderEliminar
  3. As pequenas histórias da grande História: A Capela de de Nossa Senhora do Rosário de Vence ..."que (Matisse) concebeu a pedido da sua antiga enfermeira e modelo Monique Bourgeois (...) A amizade relativamente pouco conhecida entre Matisse e a jovem deu origem à decoração, feita pelo pintor, da Capela do Rosário. Antes da guerra, Matisse, na convalescença de uma grave doença, publicou um anúncio procurando “uma jovem e bela enfermeira” para o ajudar a recuperar, sendo respondido por Monique Bourgeois, na altura jovem enfermeira de 21 anos, amante das artes. Uma forte relação se estabeleceu entre o pintor e sua enfermeira, que lhe serviu de modelo. Durante o período da II Guerra Mundial os amigos foram separados. Quando se reencontraram, a jovem enfermeira havia entrado para a Ordem de São Domingos em 1946 e se tornado Irmã Jacques-Marie. Juntos, eles desenvolveram o projeto de construir uma capela para o Convento dos Dominicanos.
    Matisse encheu-se de entusiasmo pelo projeto. Irmã Jacques-Marie serviu-lhe de assistente e intermediária junto à comunidade religiosa das Irmãs Dominicanas."

    ResponderEliminar