segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Wait for me Daddy.





Claude P. Dettlof
Wait for me Daddy
1940




No Canadá, começaram há pouco os trabalhos de construção da escultura que irá imortalizar, mas a três dimensões, uma imagem que já era imortal, mas não era tridimensional. A fotografia Wait for Me, Daddy, captada em 1 de Outubro de 1940 pelo fotojornalista Claude P. Detloff, que fazia a cobertura de um contingente militar que, de Vancouver, partia para a guerra.
         Subitamente, uma criança larga a mão da mãe e corre em direcção ao pai, que se vira para trás e lhe estende a mão. O miúdo, que andou de mão em mão, tinha na altura cinco anos e chamava-se Warren «Whitey» Bernard. Ficou famoso por causa da imagem, que também ficou famosa, aparecendo na Liberty, na Time, na Newsweek, na Reader’s Digest e no Encyclopaedia Britannica Yearbook. Olhem para o miúdo a ficar famoso, a ajudar ao esforço de guerra, todo pimpão, promovendo a venda de War bonds:
 
 
 
 
         A história, como se conta aqui, aqui ou aqui, teve um final feliz, que o mesmo fotojornalista iria captar, em Outubro de 1945. Pai e filho tinham-se separado cinco anos antes. Reuniam-se agora, sob o mesmo olhar daquele que havia captado a sua efémera despedida.
 
 
Claude P. Detloff
1945
 
        
 
          Whitey Bernard ainda é vivo (ver aqui, por ex.). Casou em 1964, envolveu-se na política local em Tofino, sendo mayor durante muitos anos até se reformar. Deu muitas palestras em escolas, mostrando aos miúdos o que significava a imagem, o que foi a 2ª Guerra, o que foi crescer, durante cinco anos, sem a presença do pai.
 
 
 

 
 
         Recentemente, decidiram fazer uma escultura de Wait for Me, Daddy (também aqui), que será inaugurada em 2014, ou seja, este ano. O trabalho foi encomendado ao casal de escultores espanhóis  Edwin e Veronica Dam de Nogales, que estão a fazer a obra em Barcelona. Por isso, ainda há poucas imagens da peça, mas já temos um vídeo aqui. Aqui, aí.    
 
 
 
    
 
 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. a propósito deste post, e de outros relacionados com fotografia (umas histórias mais insólitas do que outras), sugiro esta leitura: http://www.stevehuffphoto.com/2014/01/06/strange-past-post-mortem-photography-by-steve-huff/

    ResponderEliminar