sábado, 26 de setembro de 2015

The life and times of Pedro Vieira.

 
 

 
 
         Há gente que tenta, mas não consegue. Bruno Nogueira ou João Quadros, por exemplo. Aspiram a humoristas mas só conseguem ser cómicos. Não têm graça, coitados. Com Pedro Vieira é o inverso. Tem graça, pilhas dela, mas de um modo inteiramente involuntário. Pedro Vieira nasceu no Porto em 1975, e até aos 26 anos «acreditou firmemente que era introvertido». Aos 27 anos extroverteu-se, com resultados ainda na fase de inquérito. Licenciado em Economia, trabalhava numa «empresa multinacional» (leia-se o CV: ex-director regional do HolmesPlace) quando, em dia não especificado nos autos, começou a «procurar ferramentas poderosas». Após esta fase Black&Decker do seu percurso de vida, mergulhou de cabeça «no fascinante mundo do Coaching, da Programação Neuro Linguística e outras áreas do desenvolvimento pessoal.»
         Em 2008, fundou a empresa Life Training. Desde então, já falou – diz ele – para 120 organizações empresariais em Portugal e no estrangeiro, além de ter marcado presença em centenas de eventos abertos ao público e concedido entrevistas a 25 órgãos da mídia. O mais espantoso: tudo isto é verdade (sim, há empresas e pessoas que pagam para ouvir Pedro Vieira). Pelo caminho, teve três filhos em co-autoria  e publicou dois livros a solo: o aracnídeo SPIDER – Como definir Objectivos Irresistíveis e o apatetado O Mágico que não acreditava em magia. Concentremo-nos em SPIDER, uma lição de vida em 10 simples passos. O objectivo da obra é «definir objectivos de uma forma irresistível». Para alcançá-lo, utilizam-se «de forma prática conhecimentos de Neuroestratégia». No final, a recompensa. Graças a SPIDER, por 13,5€, o leitor irá «criar poderosas metas em todas as áreas da sua vida» e, de caminho, «expandir os seus resultados físicos, emocionais ou financeiros». Também se garante «aprender a manter o foco naquilo que é mais importante». Na vida, manter o foco é muito importante.

 
         Desengane-se quem julgue estarmos perante uma vulgar aldrabão. Pedro Vieira pode ser tudo, mas não é vulgar. Usa três métodos diferentes (o Método Life, o Método Laser e o Método Spider), palestra conferências, ministra cursos, tais como «Inspiração para uma Vida Mágica 2.0». Ou seja, estamos perante um académico. E, de facto, Pedro Vieira, além de se proclamar Master Neuroestratega e Master Practicioner em Hipnoterapia, diz ser professor na Escola de Gestão do Porto – UPBS, na Universidade Católica – Católica Business School (aqui !) e nos mestrados de Gestão Comercial da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Trabalhou, assegura, com as maiores empresas. Já formou mais de 60 mil pessoas, o que significa que existem, em Portugal e no estrangeiro, 60 mil alminhas inspiradas para uma Vida Mágica 2.0. «Obrigada pelas ferramentas que tens partilhado», agradece Natacha Soares, uma das alunas. Outra discente da escola de Pedro Vieira, a conceituada Dharma5 Academy, é ainda mais enfática:
 
 
         O Pedro «adora exercício físico». Neste domínio, as suas paixões são o crossfit e o ultra trail running, que é outro modo de dizer ginástica de argolas e atletismo ao ar livre. As poderosas ferramentas do Pedro foram usadas em empresas como, e cita-se: Santander, Galp, CGD, IKEA, Redbull, SONAE, Millenium, Hilti, Remax, Combined, ERA, Lactogal, Banco Atlântico e «muitas outras». Depois veio a troika pôr na ordem na casa.
         Apesar de único, Pedro Vieira não está só. Na Life Training, empresa que tem por lema «Inspirando Decisões Apaixonadas», trabalham outros patuscos como a Mikaela Övén, «de origem sueca», cuja área de especialização é muito vasta, indo da parentalidade ao Mindfulness, com apeadeiro em «Neurolinguística certificada pela International Trainers Academy». No sector masculino, material nacional, avança à linha João Ricardo Pombeiro, que é «apaixonado pelas pessoas». Especializou-se em Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), o que nos dá bem uma noção do estado a que chegou o ensino superior em Portugal. Até desaguar neste sector agro-motivacional, outro colaborador da Life Training, Sérgio Rito, passou por «7 tipos de indústrias», mas do que ele gosta mesmo é «de encontrar “aquele” brilho especial nos olhos das pessoas». Com um brilhozinho nos olhos, uma irmandade de sérgios;  Rito & Godinho, o mesmo combate. O Sérgio Rito tem certificações internacionais em Practicioner, mas encontra-se devidamente medicado. Além da Hipnose Terapêutica, pratica storytelling e «criação de metáforas». Já o Pedro Martins é formador desde 1997, pelo que ao longo destes anos todos «contactou com muitas centenas de personalidades distintas e interessantes». Quando não está a contactar personalidades distintas e interessantes, o sr. Martins revela-se um «apaixonado pelos mistérios da mente humana». Por fim, a equipa da Life Training conta com a colaboração de Lígia Dias, cujas sessões «são desenhadas para o indivíduo e pelo indivíduo». Está certíssimo: tudo para o indivíduo, sempre pelo indivíduo. Coaching, a mais velha profissão do mundo.
 
António Araújo
 
 
 

4 comentários:

  1. Awesome.
    Adorei, tenho pena de não ter dinheiro, gostava de me inscrever.
    Sempre sonhei ter em casa um vasinho com metáforas, hipérboles, eufemismos.
    Infelizmente nunca consegui, como é que o Dr. Vieira as cria bem gostava de saber.

    ResponderEliminar
  2. Ó diabo,não vejo lá o coach quântico.Não transcreveu tudo,o rapaz não ia ignorar
    a ruptura epistemológica.Atenção às omissões,qualquer lapso inquina o supino treino.

    ResponderEliminar
  3. O Pedro Vieira é um dos maiores coaches de Portugal. Adoro e gostava de ser formado por ele.

    ResponderEliminar
  4. O Pedro Vieira é um dos maiores coaches de Portugal. Adoro e gostava de ser formado por ele.

    ResponderEliminar