quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Piccolo mondo?

 
 
 








Fotografias de Onésimo Teotónio de Almeida
 




O meu grande e bom amigo Onésimo – a pessoa mais feliz do mundo – mandou-me ontem, a mim e a um grupo de afortunados, algumas fotografias do Novo México, por onde agora. Juntou, como de costume, um texto seu, descrevendo o lugar. Abusivamente, sem lhe pedir autorização, transcrevo o que nos disse:  
«Santa Fé é uma pequena cidade de menos de 100 mil habitantes, a quarta maior de New Mexico. A população é uma mistura de hispânicos, anglos e ameríndios. A 2 300 metros de altitude, é praticamente uma cidade nas alturas  do pico do Pico. Mas não se nota. Apenas o ar puro e leve o denuncia. Curiosamente, é a segunda mais antiga cidade americana, só que foi espanhola antes de ser gringa. Tradicionalmente um centro de arte ameríndia e hispânica, de repente catapultou-se a um lugar de proeminência no mundo da arte. Para aqui se mudaram artistas de todas as tradições, escolas e gostos e foi um tal abrir galerias e lojas de arte, que por sua vez foram atraindo compradores ricos e, de um momento para o outro, a cidade tornou-se um heaven para a gente do dinheiro que se aproveitou do ar puro, da segurança, da serenidade do ambiente, da ecologia e de tudo  mais para recriar ali uma espécie de El Dorado da nova geração. Não foi por acaso que a UNESCO a escolheu como uma das primeiras Creative Cities. A invasão da gente-bem, ecologicamente consciente (muita dela fugida da Califórnia) transformou o que era um pacato centro cultural numa meca das artes. Basta passearmo-nos pela plaza e arredores para nos apercebermos da vasta quantidade de lojas de arte e galerias. Mas é quando nos metemos a passear ao longo do Canyon Road, a uma milha e pouco do centro, que nos apercebemos dos rios de dinheiro que por estas paragens correm. São umas 250 galerias só ao longo da rua e arredores. Preços exorbitantes a atingirem facilmente os 10 e 20 mil dólares por peça e tudo num ambiente exteriormente muito dentro dos cânones ecológicos e culturalmente tradicionais.
Quem escolheu (ou pôde escolher) mudar-se para a cidade soube o que fazia. São 300 dias de sol por ano em quatro estações demarcadas, quase sempre de ar límpido e leve  e de horizontes largos e revigorantes. A humidade baixíssima.»


 
         Numa das fotografias, encontrei aquilo que aparenta ser (será? não será?) uma recriação, um pastiche, ou que lhe quiserem chamar, de uma escultura histórica, um dos maiores ícones do comunismo. Já falei dela aqui, O Operário e a Camponesa, e da sua autora, a medalhadíssima Vera Mukhina. Esteve no cimo do pavilhão soviético da Exposição de Paris em 1937, enfrentando a águia nazi. E, tendo sido objecto de várias recriações, qual não foi o meu espanto quando a vi, trazida pela mão amiga do Onésimo Teotónio de Almeida, dos confins do Novo México. De uma zona reservada a compradores muito endinheirados, a elite aquisitiva do capitalismo sofisticado, made in America. Pensar que um milionário de Silicon Valley irá colocar no seu relvado uma recriação d’O Operário e a Camponesa é algo que nos deixa perplexos e maravilhados. Intrigados, sobretudo. A estátua do Novo México não é exactamente igual à que se encontra em Moscovo. Mas parecenças não faltam... será, não será?
 

Vera Mukhina
O Operário e a Camponesa

 
        Piccolo mondo. Mais uma, entre tantas, que fico a dever ao Onésimo, a quem faço esta surpresa, com um abraço grato e amigo,
 
 
António Araújo



Sem comentários:

Enviar um comentário