segunda-feira, 7 de maio de 2018

A casa de Patrick.



 
 
 
É bem simpática a casa que vemos no filme Before Midnight e nestas imagens:
 

 
 
 
 
Fica na Grécia, sofreu com a crise, e pertenceu a Patrick Leigh Fermor (e à sua mulher Joan), viajante, escritor, cavalheiro e herói de guerra. Quem não o conhece, e à sua vida extraordinária, leia-o na Wikipedia.
 
E agora saiu entre nós – finalmente! – um pequeno e lindo livro de Paddy Leigh Fermor, em que, numa escrita envolvente, prodigiosa, encantadora, somos levados ao interior de mosteiros no norte de França e na Capadócia.
 
A não perder, Tempo de Silêncio. Já agora, a modest proposal: que tal editar cá o livro sobre a Andaluzia de Somerset Maugham e Voices of the Old Sea, de Norman Lewis?
 


 
 
 
 

1 comentário:

  1. A pedido de Duarte Vera Jardim, a quem se agradece:

    A casa é uma maravilha! Fica numa baía situada numa região denominada Mani (sobre a qual Patrick Leigh Fermor escreveu um livro de viagens com o mesmo nome) e é o resultado de 20 anos de busca incessante nas muitas deambulações do autor pela Grécia, sua segunda pátria. Que não me leve a mal o Malomil, mas para quem tiver interesse no assunto não basta a wikipedia. Recomendo o site da Patrick Leigh Fermor Society: www.patrickleighfermorsociety.org . Ali ficarão a saber, entre outras coisas, que a casa estará disponível para férias de Verão a partir de 2020, segundo notícia recente do Sunday Times. Candidatos não faltarão pela certa.

    Quanto à publicação, em Portugal, do livro ora recenseado, devo dizer que cada vez menos percebo os critérios editoriais neste país. Tempo de Silêncio, que me perdoe o Malomil, ainda que interessante é uma obra menor do autor. Inultrapassável é a trilogia que Patrick Leigh Fermor escreveu sobre a viagem que fez pela Europa Central e os Balcãs, com destaque para o primeiro volume: A Time of Gifts. Para muitos, ainda hoje, o melhor livro de viagens escrito em língua inglesa. Tanto quanto sei, não foi traduzido em Portugal. Aqui fica a proposta que nada tem de modesto. Duarte V. Jardim



    ResponderEliminar